Outros

Porsche 356 já está em Interlagos para a premiação do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil

O Porsche 356 já pintado em sua nova cor, Ivory Light
Previsão é que o carro seja montado em cerca de uma hora, finalizando a restauração iniciada em junho com a desmontagem feita em apenas 11 minutos
Texto: Imprensa Porsche GT3 Cup
Foto: Jorge Sá

Um dos prêmios mais cobiçados do automobilismo brasileiro já está em Interlagos. O Porsche 356B, ano 1962, chegou nesta sexta-feira ao box 5, onde ficará exposto até o momento de ser remontado para sair andando pelo autódromo de Interlagos. O sorteio acontecerá no domingo entre dez pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil (categoria 997) a serem apurados em um ranking específico relativo às últimas seis provas do campeonato.

A remontagem será a última etapa de um processo de restauração iniciado em junho, quando o carro foi desmontado (em apenas 11 minutos) após chegar andando ao box 5 de Interlagos. O carro receberá motor, câmbio, suspensões, banco, instrumentos do painel, lanternas, faróis, emblemas e outros detalhes de acabamento. O trabalho será feito pela equipe de mecânicos do Porsche GT3 Cup e as únicas partes já instaladas no carro são os vidros, a forração do teto e a tapeçaria. Isso porque a fixação de tais componentes depende de aplicação de colas cujo tempo de secagem pode chegar a três horas. A previsão é que o trabalho seja concluído em cerca de uma hora, embora o tempo de montagem não seja o foco principal do trabalho. “O mais importante pra nós e a qualidade do serviço”, explica Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup e que coordenou a restauração junto com seu irmão, Douglas. “É um carro raro e queremos deixá-lo apto a receber nota máxima em qualquer concurso de carros clássicos.”

O Porsche 356B chegou ao Brasil pintado de vermelho e com interior preto. A nova cor externa (Ivory Light, um tom de bege claro) e o acabamento interno (em vinho e cinza) foram escolhidos por votação entre os pilotos. Toda a restauração foi feita seguindo os padrões de originalidade dos Porsche 356B de 1962 com peças fornecidas pela Porsche Classic, a divisão que atende a restauradores de veículos da marca. Esse cuidado permitiu ao Porsche 356 receber a placa preta dada pelo Detran aos veículos clássicos que mantenham suas características originais. “Conseguimos para ele a placa ‘CUP-0356’, o que o torna ainda mais especial”, conta Dener.

Terão direito a participar do sorteio os pilotos que tiverem disputado todas as seis últimas provas da temporada e ficado entre os dez primeiros lugares no “Prêmio Porsche 356”, como está sendo chamada a pontuação acumulada nessas corridas. Essa pontuação não interfere na classificação oficial do campeonato: ela existe unicamente para apurar os dez pilotos que poderão concorrer ao Porsche 356, um modelo que todo apreciador de automóveis clássicos sonha ter em sua garagem.

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil

Site oficial: www.porsche.com.br/gt3cup
Twitter: http://twitter.com/porschegt3cup
Blog: www.porschegt3cup.com.br/blog
You Tube: www.youtube.com.br/porschegt3cupbrasil

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile