Outros
Queniano Kiprop Mutai vence a 4ª Volkswagen Run
Vencedores da Volkswagen Run 2010, Kiprop Mutai e Chemtai Rinotukei
Corrida reuniu 4.000 pessoas em percurso de 10 km na fábrica de São Bernardo do Campo
Corrida reuniu 4.000 pessoas em percurso de 10 km na fábrica de São Bernardo do Campo
Texto e Foto: Imprensa Volkswagen
O vencedor da 4º edição da Volkswagen Run na categoria masculina foi o queniano Kiprop Mutai, que concluiu a prova em 30min21seg e recebeu R$ 4.500 como prêmio. A queniana Chemtai Rionotukei chegou em primeiro na categoria feminina, terminando o percurso em 35min24seg. A corredora recebeu a mesma quantia em dinheiro. A Volkswagen Run foi realizada na manhã de hoje, com largada às 9h, na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo.
“A Volkswagen Run é muito especial. Apesar do forte calor, essa é uma prova muito prazerosa para nós, com subidas, descidas, áreas de sombra e um ótimo trajeto”, diz Mutai. A mulher mais rápida da Volkswagen Run 2010 ressaltou a diversidade do público e atletas participantes. “A experiência que temos com atletas de todos os níveis nessa corrida é muito boa para nós”, diz Chemtai. “Sou especialista nesse tipo de percurso, o que me fez gostar ainda mais da corrida”, complementou a atleta que participa pela primeira vez da prova.
A Volkswagen Run é a única corrida de pedestrianismo do mundo com percurso de 10 quilômetros realizada totalmente dentro de uma fábrica de automóveis. A 4ª edição da prova contou com a participação de 4.000 pessoas, entre atletas e amadores, que percorreram o trajeto entre as linhas de montagem final dos modelos Polo e Polo Sedan, Novo Gol e Nova Saveiro e ruas internas da unidade Anchieta.
Entre os colaboradores da Volkswagen, os mais rápidos foram o funileiro de brilho da montagem final Marcos Adriano de Carvalho e a controladora estatística de processos da montagem final Fabrícia Míriam Silva de Sousa, que fizeram o percurso da prova em 35min01seg e 50min10seg, respectivamente. “O percurso tem subidas e curvas. É importante estar bem preparado. A grande dificuldade da prova de hoje, no entanto, foi o calor”, disse Carvalho, de 37 anos, que treina diariamente e foi o funcionário mais rápido em todas as edições da Volkswagen Run. Fabrícia, 25 anos, que venceu outras edições da prova, concordou com o colega de trabalho: “O sol quente foi a grande dificuldade, tanto que eu planejava fazer a prova em 49 minutos”, disse a funcionária, que treina desde julho.
“A Volkswagen Run é fundamental dentro da estratégia de reforçar o fitness e a saúde de nossos colaboradores. A prova da Volkswagen fez São Bernardo do Campo entrar para o calendário fixo de astros da corrida, assim como as cidades de Nova York, Berlim e Londres”, disse o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen, Dr. Josef-Fidelis Senn.
No total, a Volkswagen Run 2010 distribuiu R$ 30 mil entre os 20 primeiros colocados, sendo dez homens e dez mulheres. Além do prêmio em dinheiro, a Volkswagen do Brasil sorteou um Gol Rallye 1.6 Total Flex 0 km entre os competidores que terminaram a prova em menos de 1h45. Esses corredores também ganharam camiseta especial pós-corrida e medalha. “É emoção demais. Agradeço aos amigos que me incentivaram, pois essa foi a primeira prova da qual participei na vida”, disse o autônomo Leonardo de Sá Bertossi, 35 anos, morador de São Paulo, que ganhou o Gol Rallye. Bertossi, que treina há cerca de quatro anos completou o percurso em 1h00min35seg.
A 4ª edição da Volkswagen Run foi um sucesso desde o início. As 4.000 inscrições esgotaram-se em tempo recorde. Enquanto as 3.500 vagas disponíveis para o público em geral foram preenchidas em cerca de 20 dias, as 500 reservadas aos colaboradores foram encerradas em apenas uma hora.
Curiosidades sobre a Volkswagen Run
– Os participantes da 4ª Volkswagen Run tiveram à disposição 48 mil copos de água, 4 mil maçãs, 8 mil bananas e 800 litros de isotônico.
– O tempo de prova dos atletas, registrado por meio de chip fixado no cadarço de seu tênis, foi enviado via SMS. A informação chegou aos celulares logo após o término da corrida. O desempenho de cada um também poderá ser verificado no site do evento (www.vw.com.br/vwrun).
– Para concluir a prova em até 1h45, o corredor tem de manter velocidade média de 5,71 km/h, fazendo cada quilômetro em 10,5 minutos.
– Os pontos mais difíceis do percurso da Volkswagen Run estão entre os quilômetros 5 e 7; os mais fáceis, entre os quilômetros 8 e 10.
– A sacola do kit da 4ª Volkswagen Run foi feita por integrantes do projeto social “Costurando o Futuro”, da Fundação Volkswagen, que capacita moradores do entorno da fábrica de São Bernardo do Campo; o tecido utilizado no produto seria descartado.
– Em todo percurso da Volkswagen Run caberiam 2.500 veículos Novo Gol enfileirados.
– O atleta brasileiro Marilson Gomes dos Santos venceu a primeira Volkswagen Run, em 28 minutos e 26 segundos.
Vencedores da Volkswagen Run 2010
Categoria masculina
1º colocado – Kiprop Mutai – 30min21seg
2º colocado – Rafael dos Santos Novais – 30min54seg
3º colocado – Luiz Carlos Fernandes da Silva – 30min58seg
2º colocado – Rafael dos Santos Novais – 30min54seg
3º colocado – Luiz Carlos Fernandes da Silva – 30min58seg
Categoria feminina
1ª colocada – Chemtai Rionotukei – 35min24seg
2ª colocada – Sueli Pereira Silva – 35min37seg
3ª colocada – Andréa Celeste da Silva Ramos Benites – 37min25seg
2ª colocada – Sueli Pereira Silva – 35min37seg
3ª colocada – Andréa Celeste da Silva Ramos Benites – 37min25seg
You must be logged in to post a comment Login