Connect with us

Rally dos Amigos: Amable Barrasa vence a etapa e é o campeão do Sertões Series

Published

on


A última prova do calendário 2010 aconteceu no último sábado (11) em Itatinga (SP)

Texto: Imprensa Equipe Autoliner
Foto: Luciano Santos

Para a Equipe Autoliner o sábado foi de muita comemoração. Na 13ª edição do Rally dos Amigos, o trio comandado por Amable Barrasa venceu a etapa que teve 123,77 quilômetros de prova em 2h08min50s, com 14 minutos de vantagem para o segundo colocado, Carlos Salvini (da categoria Pesados) e 19 à frente de Felício Bragante, o segundo entre os Leves. Com o resultado Amable consagrou-se campeão da temporada de estreia do Sertões Series. Após a conquista do final de semana, a Equipe Autoliner fechou o ano acumulando quatro títulos: na categoria Leves (T4-1) com F-4000 4×4, o Sertões Series, Campeonato Brasileiro e Paulista de Rally Baja Cross-Country e, na categoria Pesados (T4-2) com Ford Cargo 1722e, o 18º Rally dos Sertões.

O Sertões Series, campeonato organizado pela Dunas Race, foi criado para estimular a prática do off-road no Brasil, preparando e trazendo mais pilotos e equipes para a disputa do Rally Internacional dos Sertões, maior evento do fora de estrada do país. Este ano contou com seis etapas: Sertões Series (Avaré/SP), quatro primeiras etapas do Rally dos Sertões (Caldas Novas/ GO, Unaí/ GO, Alto Paraíso de Goiás/GO e Dianópolis/TO )e Rally dos Amigos (Itatinga/SP).

No Rally dos Amigos o Ford F4000, categoria Caminhões Leves, de Amable Barrasa, contou com a presença de José Papacena que retornou à competição depois de dois anos sem navegar e Raphael Bettoni segundo navegador. O trio passou o então líder Marcos Cassol por apenas um ponto, fechando a tabela de classificação do Sertões Series com 44 pontos – contra 43 do adversário. Com problemas de saúde o goiano Cassol, campeão do Rally dos Sertões, que liderava a disputa, não pode comparecer ao Rally dos Amigos.

“O Rally dos Amigos deste ano foi diferenciado. O piso estava mais fofo, bastante arenoso, não podíamos bobear e sair do trilho. Comparado com a edição anterior o piso estava mais pesado e exigia mais esforço tanto do piloto como do caminhão. O Zé foi excelente para quem fazia dois anos que não navegava. O calor era um adversário constante, em toda saída de curva o câmbio era bastante exigido, assim como o pé direito, já que eu tinha de dosar bem o torque sem dar chance de o caminhão desgarrar. Mas, enfim, testamos o equipamento e foi uma maravilha, deu tudo certo”, analisou Barrasa.

“Como sempre a prova foi super técnica, exigindo concentração o tempo todo e a principal dificuldade foram as inúmeras curvas no circuito travadíssimo, com referências curtas, por isso houve diversas vezes diferença no odômetro e fiz muita aferição. Das provas que disputei posso dizer que foi a que mais gostei, pelo nível de dificuldade e de poder voltar a competir”, ressaltou José Papacena.

Advertisement

O outro trio da Equipe Autoliner, Ulysses Marinzeck, Evandro Bautz e Adriano Silva (Caminhões Pesados), garantiram a segunda colocação no Rally dos Amigos. “Essa foi a nossa primeira disputa depois da conquista do título no Rally dos Sertões, fizemos uma revisão minuciosa no caminhão antes de vir para a etapa. Estávamos num ritmo excelente, o que nos prejudicou foi o tempo que tivemos que parar (12 minutos) para arrumar a mangueira de alimentação de combustível que partiu, além disso, paramos diversas vezes para tirar folhas que acumulavam na entrada de ar. São coisas imprevisíveis e que acontecem em competição”, enfatizou Ulysses.

“Foi uma prova sem condições de risco, bastante segura e cuidadosa. Fico extremamente feliz com este título. Trabalhamos muito durante o ano todo, tanto no Series como no Rally dos Sertões, e agora começaremos o próximo ano focando os nossos esforços não somente no Sertões, mas também neste novo campeonato criado pela Dunas”, finalizou Barrasa.

A equipe paulista conta com o patrocínio de Autoliner, Autometal CIE Automotive, Ford, Eaton, BioAuto, Jardim Sistemas, BorgWarner, Durametal, Platodiesel, RADIEX Produtos Automotivos, Metalúrgica Nakayone e apoio de Rastreadores Pamahjon, VJ Parafusos, Zaca Express Transportes, New Lac Ind. de Tintas e Vernizes, Tortuga Câmaras de Ar, VJ Lub, JEA Ind. Metalúrgica e Droga Maris. Mais informações acesse o site da equipe Autoliner.

Resultado do Rally dos Amigos entre os caminhões:

1) Amable Barrasa/José Papacena/ Raphael Bettoni (Ford F4000) – 2h08min50s (cat. Leves)
2) Carlos Salvini/Guido Salvini/ Fernando Chwaigert (Mercedes-Benz Atego)- 2h22min28s (cat. Pesados)
3) Felício Bragante/Ricardo Costa/Nelson Corder Junior (Ford F350) – 2h27min00s (cat. Leves)
4-) Ulysses Marinzeck/Evandro Bautz/Adriano Silva (Ford Cargo 1722e) – 2h30min38s (cat. Pesados)
5) Kenner Garcia/Ronie von Silva (Ford F4000) – 2h38min01s (cat. Leves)

Advertisement

Classificação final do Sertões Series (categoria Caminhões):

PILOTOS
1º) Amable Barrasa – 44 pontos
2º) Marcos Cassol – 43
3º) André Azevedo – 26

NAVEGADORES
1º) Rodrigo Mello – 43 pontos
2º) Marcos Macedo – 26
3º) Maykel Justo – 26