Top Race: Fábio Fogaça encerra temporada internacional
Texto: Imprensa Top Race
Foto: Canapino Racing
Campeão da Stock Jr. em 2009, o sorocabano Fábio Fogaça (Corinthians/Feeder/SYL Pastilhas de Freios/Case/Beta Ferramentas/Konrad Caminhões/Freios Frum) ousou em sua preparação como piloto fazendo uma temporada internacional, em uma das categorias mais difíceis da América Latina. O saldo é que o jovem (19 anos) pilotou um carro bem mais potente (350 hp) do que estava acostumado, conheceu vários circuitos com conceitos bem diferentes dos brasileiros, e aprendeu a disputar posições com ex-pilotos de Fórmula 1, Fórmula Indy e experientes campeões argentinos.
“Foi um ano bem diferente, em que penei muito, mas tenho a certeza que aprendi demais. Acho que estou preparado para pilotar qualquer tipo de carro do Brasil e enfrentar qualquer disputa, com qualquer piloto, em qualquer campeonato. Acho que amadureci bastante, não tenho temor de nada, o pior já passou”, analisou Fogacinha.
Na terceira e última etapa do Torneio da Primavera da Top Race V6, uma das principais categorias sul-americanas de turismo, Fábio Fogaça enfrentou problemas no treino classificatório e nas provas seletivas disputadas neste domingo (12/12) no Autódromo Ciudad de Paraná, na capital da província de Entre Rios, na Argentina. O motor de seu Ford Mondeo quebrou no treino classificatório e teve que ser trocado, e na sua seletiva foi a vez do diferencial quebrar no momento em que iria alinhar. Com isto, o piloto brasileiro largou na prova final em último, na 36ª posição e ainda recebeu a bandeirada em 19º.
“Tive que largar parado dos boxes, enquanto os outros 35 pilotos vinham numa volta lançada. Por isso, eu demorei a chegar no pelotão. Além disso, o novo motor era fraco e tive que vir controlando a temperatura dele. Como muitos bateram e rodaram, fui ganhando posições e aprendendo mais”, contou Fabinho.
A Top Race V6 é uma das principais categorias do automobilismo sul-americano, ao lado da Stock Car e da TC2000. Os carros são os modelos Ford Mondeo, Chevrolet Vectra, VW Passat, Mercedes-Benz e Peugeot 407, com chassis tubulares como na Stock Car. Os motores Berta 3.0 litros V6, com 350 cavalos de potência, são sorteados. O câmbio Saenz tem cinco marchas e as rodas de 18 polegadas são montadas com pneus slick Pzero, da Pirelli.
“O mais importante de tudo foi o aprendizado. E para isto contei com a ajuda de muitos amigos de meu pai – o ex-piloto e chefe de equipe da F-Truck Djalma Fogaça – e de outros grandes parceiros e patrocinadores, a quem tenho que agradecer muito”, falou de empresas como Feeder/SYL Pastilhas de Freios/Case/Beta Ferramentas/Konrad Caminhões/Freios Frum,entre outras. “E foi uma grande oportunidade e motivo de orgulho representar o Corinthians no automobilismo internacional. Acho que a partir do ano que vem poderei colher bons resultados depois de tudo o que plantei nesta temporada”, encerrou.