Aircross durante a expedição
Modelo alavanca vendas da Citroën no último trimestre do ano com 4.237 emplacamentos desde outubro
Texto e Foto: Imprensa Citroën
O mês de dezembro significou para a marca Citroën a conquista de três recordes absolutos em toda a história de suas operações no Brasil. O melhor resultado mensal com 9.992 unidades, a melhor participação de mercado com 2,7% das vendas de automóveis e comerciais leves e o fechamento do volume anual de 84.059 veículos vendidos, com um crescimento de 21,29% sobre o resultado do ano anterior. Ivan Ségal, diretor geral da Citroën do Brasil, festeja esses resultados auspiciosos com a certeza de que “a marca soube aproveitar as imensas oportunidades no varejo com uma estratégia agressiva de comunicação ao longo do ano, uma rede em contínua e rápida ascensão, uma linha de produtos avançada, moderna e enriquecida com a chegada do Aircross nos últimos meses do ano”.
O sucesso do Citroën Aircross
O SUV compacto Aircross, que chegou efetivamente em outubro para marcar forte presença na gama de produtos da Citroën no mercado brasileiro, registrou em dezembro 1.668 emplacamentos, elevando seu volume acumulado nos últimos meses do ano para 4.254 unidades. Além dos importantes diferenciais como avanço tecnológico, amplo espaço interno com dimensões externas compactas, conforto, posição elevada de direção, ampla visibilidade em todas as direções e um excepcional comportamento dinâmico, o Citroën Aircross vem ganhando destaque também no julgamento da mídia especializada com três importantes prêmios da imprensa automotiva – Top Car TV, Prêmio Imprensa ABIAUTO e O Melhor de Autopress 2011 (categoria de veículos para a família).
Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën, destaca também a chegada do Citroën Aircross como um fator importantíssimo nas estratégias de construção da nova imagem de marca no País. O lançamento do Aircross teve uma estratégia de comunicação diferenciada. Ela destaca ainda que “a revelação das primeiras fotos do carro pelo Twitter, gerou muito buzz nas Redes Sociais e desejo pelo produto”.
A vocação aventureira do carro ganhou vida também com a Expedição Citroën Aircross nos episódios da série “Outros Lugares”, exibida pelo canal Multishow todas as terças-feiras no horário das 22h45 até fevereiro. “A Expedição rodou 8mil km pelo Brasil, com jovens escolhidos pela internet e virou um “reality show” na TV, numa comunicação feita para um consumidor aventureiro e antenado com as coisas boas da vida. É preciso sair do lugar comum, ousar,” completa Nívea.
Rede de concessionárias em rápida expansão no Brasil
Para o diretor comercial da Citroën do Brasil, Domingos Boragina Neto, os recordes conquistados em dezembro reafirmam o desempenho qualitativo da rede de concessionárias que já conta hoje com 150 pontos de comercialização de veículos, peças e serviços. “Para 2011 – diz ele – estaremos abrindo mais 15 novas concessionárias com foco na interiorização da rede, principalmente nos rincões mais afastados e no aumento da capilaridade de atendimento, inclusive em grandes centros urbanos”.
Citroën C3: prestígio em alta
Além do sucesso do Aircross, o C3 mantém seu prestígio na gama Citroën como carro-chefe de vendas ao registrar em dezembro o recorde absoluto de 4.184 unidades e ao acumular ao longo do ano nada menos do que 39.939 unidades, com um crescimento de cerca de 20% sobre as vendas de 2009. Na linha C4 de automóveis de passeio, o C4 Hatch vendeu 1.789 unidades em dezembro, ao lado do C4 Pallas com 1.150 emplacamentos. No acumulado desde janeiro, os automóveis somaram respectivamente 13.550 e 11.943 unidades.
Na gama de monovolumes, os resultados da Citroën também foram expressivos com 943 unidades em dezembro – Xsara Picasso (600 unidades), C4 Picasso (262) e Grand C4 Picasso (81). No acumulado do ano, esses produtos somaram 11.397 unidades. O volume acumulado de 926 automóveis C5 e 1.839 comerciais leves Jumper fecharam o excelente ano de 2010 para a marca Citroën.