A DHB Componentes Automotivos inicia em janeiro o fornecimento de bombas hidráulicas para as empresas MWM International e Cummins e ingressa, assim, no mercado zero quilômetro de linha pesada. A atuação nesse segmento deve gerar incremento de 11% nos negócios de bombas de direção hidráulica em 2011. Os novos contratos são resultado do acordo de intenções fechado entre a DHB e a alemã ixetic, uma das líderes mundiais na fabricação de bombas hidráulicas e de vácuo para a indústria automotiva. A parceria prevê a busca de novos negócios na América Latina, somando a expertise de mercado da DHB com a tecnologia da ixetic.
“Estamos agora em um segmento em que ainda não atuávamos e que tem ótimas perspectivas de crescimento”, destaca Paulo Sérgio dos Santos, gerente comercial da DHB. A MWM e a Cummins fornecem motores para o setor de caminhões, ônibus e picapes, atendendo as marcas GM, Ford, Agrale e MAN. “O mercado de veículos pesados na América Latina tem grande potencial. Graças a essa parceria, ampliamos a presença neste segmento atuando diretamente com as montadoras instaladas no Brasil”, afirma José Roberto Silveira, diretor superintendente da DHB. A MWM já vem recebendo dois modelos de bombas desde o fim de 2010, mas terá quantidade e portfólio de produtos ampliados a partir de 2011.
O acordo de intenções fechado entre a DHB e a ixetic tem como foco inicial o desenvolvimento de novos negócios em conjunto com as montadoras de veículos comerciais leves e caminhões da região. Antes da parceria, a DHB atuava na linha pesada no mercado de reposição. Como fabricante de bombas hidráulicas e de vácuo para veículos premium, a ixetic atende na Europa clientes como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche, Volvo, Volkswagen entre outros, possibilitando que esta parceria atenda os veículos destas marcas no Brasil através da rede de Postos de Serviço Autorizados DHB.
Além da forte atuação na Alemanha, a ixetic atua em mercados, como Estados Unidos e Japão, e tem representante nos principais mercados do mundo. Entre seus clientes da linha leve estão a BMW, Daimler, Porsche, Renault, Toyota e Volkswagen. Na linha pesada, ITEC, Scania, Daimler e Volvo. A empresa tem 1.200 colaboradores e fatura cerca de 300 milhões de Euros, com plantas industriais na Alemanha e Bulgária. Até 2006, a ixetic fazia parte do grupo INA Holding Schaeffler KG, quando foi adquirida pelo grupo de investimento Cognetas.