Texto e foto: Imprensa TMD Friction do Brasil
O presidente da TMD Friction do Brasil, Feres Macul Neto, planeja, em 2011, dobrar o número de pastilhas para automóveis em sua moderna e recém-construída linha de produção. “Nossa nova fábrica estava utilizando somente 50% de sua capacidade em 2009. Mas já no final de 2010, a ocupação chegou perto de 80% – afirma Feres.
“Com os novos contratos de fornecimento para as montadoras, a TMD Friction – detentora da marca Cobreq entre outras – precisará dobrar a capacidade desta linha até meados de 2012. Assim, vamos chegar aos 10 milhões de pastilhas de freio anuais” – informa.
Continuando, Feres explica que “em pastilhas de freio para automóveis, considerando as demais linhas produtivas, a capacidade da empresa chegará a 25 milhões de peças/ano. E a 40 milhões, se considerarmos os demais produtos, tais como: lonas de automóveis, lonas para caminhões e ônibus, e pastilhas para caminhões”.
A TMD, normalmente escolhida a participar de importantes fornecimentos para seus tradicionais parceiros como a General Motors, Fiat, Ford e Volkswagen, também ganhou novos clientes. Para a PSA (Peugeot/Citroën), por exemplo, está fornecendo o conjunto de sapata e lona moldada, montado no freio traseiro a tambor da Continental (fabricante do sistema de freio).
Líder no fornecimento de lonas e pastilhas de freio para os fabricantes de automóveis e comerciais leves, a TMD Friction será presença certa nos principais lançamentos das montadoras nacionais em 2011. Entre estes lançamentos, algumas plataformas mundiais que trarão, ao consumidor brasileiro, o que há de melhor em tecnologia e inovação.
“Também estamos acompanhando a movimentação das novas montadoras, que chegaram ao país com plantas ou importações. Para a Hyundai, por exemplo, a TMD tem uma parceira na Coréia que produz, sob sua licença, peças dos veículos da marca comercializados na Europa. E se a Hyundai quiser manter aqui o mesmo padrão europeu de qualidade, mas, com fornecimento local, teremos a oportunidade de atendê-la com produtos sobejamente conhecidos e já aprovados por ela mesma” – argumenta.
Com relação às japonesas Honda e Toyota, o Grupo TMD já é fornecedor de suas respectivas linhas de montagem na Europa e Japão. Para todos estes clientes, a vantagem de ser um fornecedor global está em conhecer e possuir a tecnologia adequada para cada tipo de veículo, não importando sua origem, tamanho, desempenho ou marca. São poucas as empresas com este “status”.
As perspectivas também são boas em relação às montadoras chinesas, “que estão chegando para ficar” – enfatiza Feres. “Temos duas plantas na China que duplicarão a produção neste ano. Até recentemente, a TMD fornecia somente para as montadoras ocidentais com fábricas naquele país” – diz.
Mas, com objetivos agressivos de expansão mundial, “os fabricantes de veículos chineses passaram a incluir, em seus novos projetos, o mesmo nível de qualidade praticado nos mercados mais exigentes, o que abre muitas oportunidades para a TMD Friction” – observa Feres.
A chinesa Cherry, por exemplo, já anunciou sua fábrica na cidade paulista de Jacareí, no Vale do Paraíba. “Se a exigência pela qualidade existente em suas plantas no país de origem também prevalecer no Brasil, a TMD terá condições de atender aos chineses da mesma forma como o faz na China” – conclui Feres Macul Neto.