Outros
Ford apresentou dez novos carros médios e elétricos com nova plataforma global
A Ford está ampliando as opções dos consumidores que buscam carros menores e mais eficientes no consumo de energia com o lançamento de 10 modelos de nova geração, movidos com e sem o uso de combustível.
Cumprindo a sua promessa de criar uma nova geração de carros médios globais, a Ford apresenta hoje 10 novos veículos do segmento C no palco do Salão Internacional de Detroit 2011. Liderada pelo novo Ford Focus, a família mostra como a Ford está transformando a sua linha de produtos para construir um futuro de alta tecnologia e baixo consumo de energia.
A nova gama de modelos inclui a estreia mundial do Focus Electric, o primeiro automóvel da Ford sem combustível e com emissões zero; a estreia de dois modelos C-MAX, carros familiares de grande autonomia, incluindo o primeiro híbrido elétrico “plug-in” da Ford (PHEV); e a primeira exibição global do projeto de um futuro utilitário esportivo médio – o conceito Ford Vertrek.
“Nossa intenção é dar aos consumidores mais opções de veículos eficientes no consumo de combustível e limpos, além da possibilidade de escolher veículos elétricos, também”, disse Mark Fields, presidente da Ford nas Américas. “Hoje, a nova família do Focus, de classe mundial, oferece mais opções ao lado do novo Fiesta. Agora, estamos trazendo ainda mais para os consumidores, com a versatilidade do novo C-MAX e três alternativas diferentes para os consumidores que querem economizar com a tração elétrica, oferecendo opções reais de produtos que as pessoas realmente desejam.”
Nova plataforma global
Os novos produtos foram criados a partir da mesma plataforma global do segmento C, que reforça a integração mundial do design, da engenharia e da manufatura da Ford, expande o alcance de seus produtos globais para mais de 120 mercados, traz novos níveis de economia de combustível e tecnologias inteligentes para consumidores de todo o mundo e amplia a sua estratégia de eletrificação.
“Estes 10 grandes produtos mostram o que é o plano One Ford”, disse Alan Mulally, presidente e CEO da Ford. “Hoje, eles chegam juntos, trazendo uma proposta que vai conquistar os consumidores e tornar nosso negócio mais forte, com uma abordagem global mais inteligente e voltada para tornar o mundo melhor, avançando na economia de combustível e na eletrificação. E o melhor de tudo é que isto é apenas o começo.”
Um ano depois de Mulally revelar a proposta da Ford para a sua futura família global do segmento C, o salão deste ano mostra 10 veículos que ampliam os atrativos da marca no maior segmento do mercado automotivo mundial:
• O novo Ford Focus, carro-chefe do segmento, traz novos níveis de economia de combustível e introduz um conjunto de tecnologias inteligentes para transformar a expectativa dos consumidores do segmento. A nova família Focus – que começa a ser vendida na América do Norte e Europa no começo de 2011 – inclui três modelos, o hatch aerodinâmico de cinco portas, o sedã esportivo de quatro portas e a nova perua que será lançada na Europa.
• O novo Ford Focus ST, primeiro carro global de alto desempenho da marca, com lançamento em 2012.
• A estreia mundial do novo Focus Electric, primeiro carro elétrico de passageiros da Ford, com bateria. Livre do uso de combustível e com emissões zero, o Focus Electric é o primeiro de cinco modelos elétricos planejados pela Ford, três dos quais estreiam em Detroit usando a nova plataforma.
• O novo Ford C-MAX, nova geração de veículo multiuso para cinco passageiros, introduzido na Europa e outros mercados globais.
• A nova versão de sete passageiros do veículo multiuso Ford C-MAX, com abertura do porta-malas sem a necessidade de uso das mãos, pioneiro na indústria, fazendo sua estreia na América do Norte.
• A estreia mundial do versátil Ford C-MAX Energi, de cinco passageiros, o primeiro veículo híbrido elétrico “plug-in” da Ford, que será introduzido na América do Norte em 2012 e na Europa um ano depois.
• A estreia mundial do Ford C-MAX Hybrid, que também será lançado na América do Norte em 2012 e na Europa em 2013.
• A apresentação global do novo conceito Ford Vertrek, proposta de utilitário esportivo médio para o futuro, usando a nova plataforma para atrair consumidores de todo o mundo.
A nova família mostra que a abordagem global de desenvolvimento do produto do plano One Ford dará cada vez mais opções aos consumidores de todo o mundo – incluindo três importantes veículos elétricos –, além de avanços significativos em equipamentos, tecnologias inteligentes e eficiência no uso de combustível.
“Um ano atrás, apresentamos a nossa proposta de uma nova geração de veículos a partir de uma plataforma global comum”, disse Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento Global do Produto da Ford. “Hoje, estamos cumprindo essa promessa. Mas, o que é mais importante, estamos demonstrando as possibilidades que essa nova abordagem global tem, já que ela transforma o coração da linha de produtos Ford ao redor do mundo.”
Mais eletrificação
Ao mesmo tempo em que apresenta três novos e avançados carros elétricos médios em Detroit – o Focus Electric, o C-MAX Energi e o C-MAX Hybrid –, a Ford torna clara a vantagem presente no princípio básico do seu plano global de produtos.
A abordagem da Ford para a eletrificação de veículos é focada no uso de suas novas plataformas globais, com a introdução de versões elétricas de seus carros tradicionais – uma estratégia já testada na linha de cinco veículos híbridos da marca na América do Norte, que inclui os premiados Ford Fusion Hybrid e Ford Escape Hybrid. Essa estratégia é diferente da de outros fabricantes, que optaram por produzir veículos elétricos exclusivos, e permite à Ford oferecer modelos elétricos mais acessíveis para os consumidores, ampliando os seus benefícios de sustentabilidade.
Isso significa que os consumidores têm mais opções para obter a economia de combustível que precisam e querem – mais um motivo para comprar um Ford –, além de utilizar um veículo que oferece prazer de dirigir e incorpora o compromisso da marca com os valores de qualidade, sustentabilidade, segurança e criatividade.
A estratégia global de produto do plano One Ford permite à marca impulsionar seus investimentos em novos produtos e oferecer mais aos consumidores – mais opções de modelos e mais tecnologias inovadoras, como o novo SYNC® com MyFord Touch™, que cria um novo padrão de conectividade do motorista com o veículo.
Carros menores para crescer
A nova linha de modelos Ford é voltada para o mercado global e projetada para tornar ainda mais atraente o showroom da marca na América do Norte, onde o portfólio de carros menores fortalece a sua presença em um segmento importante e que vem crescendo.
Os novos produtos vão contribuir para equilibrar ainda mais a linha de produtos Ford na América do Norte. Em 2004, os carros e crossovers representavam apenas 35% das vendas da Ford, com picapes e utilitários esportivos respondendo por 65%. Em 2010, as vendas de carros e crossovers se fortaleceram e foram responsáveis por 57% do volume total, resultando em uma linha de produto mais equilibrada.
Carros menores, como o Ford Fiesta e o Ford Focus, agora representam um em cada cinco veículos vendidos nos Estados Unidos, em comparação com uma participação de 14% em 2004.
O novo Focus vai se beneficiar do impacto causado pelo novo Fiesta no mercado e, com mais produtos novos sendo oferecidos no segmento, os consumidores terão um nível de escolha sem precedentes.
Metade dos compradores com menos de 30 anos escolhem um modelo do segmento pequeno como seu primeiro carro, o que dá à categoria uma importância chave para a competitividade. As expectativas que esses consumidores têm em relação ao veículo refletem outras influências de seu estilo de vida tecnológico, cercado de celulares, laptops e tablets, no qual “pequeno” simboliza muito mais avanço e sofisticação do que básico.
No âmbito global, os carros do segmento C são ainda mais populares, respondendo por um em cada quatro veículos vendidos. A nova família de produtos Ford foi projetada e desenvolvida para ter apelo e força global.
A produção das primeiras unidades desses novos modelos do segmento C começa no princípio de 2011. Os primeiros novos Focus saíram da linha de montagem em dezembro, nas fábricas da Ford em Wayne, Michigan, nos Estados Unidos, e Saarlouis, na Alemanha.
A produção do Focus Electric, do C-MAX Energi e do C-Max Hybrid para a América do Norte começa no final de 2011, também na fábrica de Michigan, que é uma das três unidades na América do Norte reformadas para construir os modelos de nova geração.
Carros pequenos globais
Com o apelo global de seus novos carros, a Ford adota cada vez mais a estratégia de interagir com os consumidores ampliando o seu envolvimento nas mídias sociais, por meio de projetos como o Fiesta Movement, Focus Rally: America e Test Drive Global do Focus.
Desenvolver uma nova geração de carros globais, como o novo Focus, cria grandes oportunidades de utilizar a abordagem One Ford para interagir com os consumidores, também”, disse Jim Farley, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço Global. “Ações inovadoras e ambiciosas, como o Test Drive Global do Focus, tornam-se mais viáveis do que nunca, graças à eficiência que conseguimos ao utilizar uma proposta criativa única em todo o mundo, criando uma conexão mais profunda e emocional com nossos consumidores.”