Connect with us

Outros

Jaguar Land Rover revela balanço de vendas forte e positivo em 2010

Published

on

Vendas da empresa JLR no Brasil cresceram 61,9% em comparação com 2009
Texto e Imagem: Imprensa Jaguar Land Rover

Líder na fabricação de veículos de luxo, a britânica Jaguar Land Rover anuncia seu bem-sucedido balanço de vendas de 2010, com um aumento de 19% nas operações globais da empresa, que compreende as duas marcas mais icônicas em seus segmentos. Graças à apresentação de novos modelos, lançamento de produtos e programas de atualização de suas linhas, os resultados de venda foram positivos em todos os trimestres do ano passado.

A Land Rover obteve desempenho positivo nos 102 mercados onde atua. Reino Unido, EUA, China, Itália e Rússia combinados totalizaram 66% das vendas dos utilitários de luxo. Apenas o Discovery 4, versão lançada no ano passado, representou 45% do mix de produtos, enquanto Range Rover Vogue e Range Rover Sport somaram 30% e o Freelander 2 teve volume de vendas aumentado em 21%.

No Brasil, a marca de SUVs Premium bateu seu recorde de vendas, com 5.280 veículos comercializados em 2010, número 63,1% maior em relação a 2009 e 19,1% maior ante o recorde histórico anterior, registrado em 2008. O Freelander 2, com 49,6% do total de vendas da marca em 2010 foi um dos responsáveis pelo bom desempenho no período, com crescimento de 70,6% em relação a 2009, número que também marcou o recorde de unidades comercializadas do modelo no País.

John Edwards, diretor global da marca, comentou: “2010 ainda foi um ano desafiador para a indústria automobilística, mas, ainda assim, a Land Rover conseguiu bater recordes, como o de Março, o melhor mês de vendas da história da marca. A apresentação do Range Rover Evoque e a renovação de toda a linha criou muito interesse pela marca. Hoje, os clientes estão muito satisfeitos com a nossa gama de produtos”.

Advertisement

Por sua vez, a Jaguar registrou um ano ligeiramente melhor do que em 2009, com o lançamento do seu mais novo XJ e o término da produção do X-Type, forçando os clientes a subirem uma categoria na gama de sedãs de luxo da Jaguar. Fundamentalmente uma marca de nicho, a Jaguar tem no Reino Unido, EUA, Alemanha, China e Itália seus melhores mercados que, juntos, representaram um incremento de 74% nas vendas. O XF continua o bom desempenho mundo afora, com 8% do mix de produtos, e o XJ parece ter iniciado um caminho de sucesso, especialmente nos EUA, onde o modelo denota 40% do volume total.

No Brasil, a Jaguar vem se firmado como um dos ícones em veículos superluxuosos. A marca registrou crescimento de 7,2% em relação a 2009.

Ao comentar sobre o desempenho de vendas da Jaguar, o diretor global da marca Adrian Hallmark disse que “no ano passado, ao completar uma linha revitalizada com a chegada do XJ, a Jaguar passa a ter uma gama de produtos muito estável e capaz de cativar a imaginação das pessoas”. “Este mercado em que a Jaguar se insere é duríssimo, mas estamos muito otimistas para este ano”, completa.

Ao todos, 80 prêmios internacionais foram entregues às marcas Jaguar e Land Rover em 2010. Dentre os vários que merecem destaque, vale relembrar o “2011 Design do Ano”, da revista Automobile, e “Carro de Luxo de Ano”, da Top Gear, ambos para o Jaguar XJ. O Range Rover Vogue também foi votado “Carro da Década” pelos leitores da autocar.co.uk.

Advertisement