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SKF do Brasil desenvolve solução técnica para a subsidiária inglesa da Cummins

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Sistema que transfere potência do motor de caminhões para acionar mecanismos auxiliares, desenvolvido para a unidade brasileira da Cummins no Brasil, foi adaptado para atender ao mercado inglês

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Texto e imagem: Imprensa SKF

Uma solução desenvolvida pela SKF do Brasil para a Cummins, uma das principais fabricantes de motores e desenvolvedora de sistemas auxiliares no segmento de veículos pesados, despertou também o interesse da subsidiária inglesa desta companhia.

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Denominado sistema REPTO, o projeto foi implementado com o intuito de fornecer aos caminhões condições de transferir potência do motor para acionar sistemas auxiliares, como betoneira e processamento de descartes residenciais e industriais, de forma que atendesse às diversas exigências de aplicação.

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O projeto nasceu no Brasil e, desde a etapa de desenvolvimento local, havia o interesse da Cummins na Inglaterra em adotar um sistema parecido para utilização no mercado europeu, especialmente o inglês, entretanto, devido às diferentes características destes veículos, era necessário uma reavaliação de engenharia do projeto. “Com o sucesso na aprovação do conjunto, reconhecido em especial pelas montadoras Volkswagen e Ford, a Cummins inglesa procurou a SKF do Brasil para desenvolver um sistema similar, mas que fosse capaz de suportar condições de trabalho mais rigorosas que as no Brasil”, explica Carlo Dessimoni, diretor de vendas automotivas da SKF do Brasil.

Foi então que a equipe de engenharia de aplicação da SKF do Brasil iniciou novos estudos para que as modificações necessárias apresentassem os mesmos resultados que o sistema REPTO desenvolvido para o mercado nacional. A solução foi validada pela subsidiaria inglesa da Cummins em dezembro de 2010 e agora inicia sua produção em série, com rolamentos fornecidos, em sua totalidade, pela SKF.

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“Em ambas as soluções são aplicados um rolamento de esferas comumente utilizado em veículos comerciais e de passeios”, detalha Dessimoni. Em comparação ao projeto brasileiro, constituído com três tipos de rolamentos, de um total de quatro unidades, o projeto inglês utilizou dois tipos diferentes, ampliando a aplicação do sistema também para a área militar.

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“A aprovação do REPTO reflete o empenho e a autonomia da equipe de engenharia da SKF do Brasil em propor novas soluções e que somente são possíveis graças à dedicação, trabalho em equipe e o investimento em inovação. Isso resulta em soluções robustas, e ao mesmo tempo práticas, para atender as necessidades de seus clientes”, finaliza o executivo.

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