Connect with us

Outros

Volkswagen alcança recordes históricos de produção e vendas em 2010 e mantém trajetória de crescimento

Published

on

Empresa planeja 23 lançamentos para 2011
Texto: Imprensa Volkswagen

A Volkswagen do Brasil encerrou 2010 consolidando sua posição de maior fabricante de veículos do País, com produção recorde de 826 mil automóveis e comerciais leves, o que representou um aumento de 7,2% em comparação com o ano anterior. Mantendo sua trajetória de crescimento sustentável, a empresa atingiu a marca de 697.354 automóveis e comerciais leves vendidos, o maior resultado comercial obtido pela montadora no País em todos os tempos.

O desempenho das vendas em 2010 representa um aumento de 1,9% em relação a 2009 (684.381) e corresponde a uma participação de 20,9% no total de emplacamentos. Em relação à produção, quando comparado a 2006, o volume alcançado no ano passado representa crescimento da ordem de 40%. Ou seja, nesse período, a companhia aumentou sua produção em cerca de 240 mil unidades.

“Com a renovação de nosso portfolio de produtos, consolidamos nossa posição no mercado brasileiro com veículos modernos, com design inovador e que foram aprovados por nossos consumidores”, afirmou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Advertisement

Outra importante conquista de 2010 foi o crescimento de 65% das vendas de comerciais leves, que somaram 95.856 unidades. O aumento das vendas da pick-up Saveiro, que foi de cerca de 10% na participação de seu segmento, e a introdução da pick-up média Amarok tiveram significativa importância na conquista desse resultado.

As exportações da marca fecharam o ano com aumento de 27% em 2010, atingindo cerca de 156 mil veículos, com destaque para os modelos Gol, Fox e Voyage. Esse resultado consolidou a Volkswagen do Brasil como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, fazendo com que a companhia atingisse a marca de 2,6 milhões de unidades vendidas ao exterior ao longo da história. Em 2010, as importações somaram 38 mil unidades emplacadas.

Gol é líder em vendas há 24 anos

O ano de 2010 também foi muito imporante para o Gol, que fechou o período como líder de vendas do mercado brasileiro pelo 24º ano consecutivo. O modelo, que foi completamente renovado em 2008, teve vendas de 294 mil unidades, com uma vantagem de mais de 65 mil veículos para o segundo colocado.

Outro modelo que contribuiu para o bom desempenho da Volkswagen em 2010 foi o Fox. Renovado em 2009, o veículo fechou o ano como o quarto carro mais vendido do País, com, aproximadamente, 144 mil unidades comercializadas. Em junho, o modelo atingiu o marco de um milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2003. Cerca de 70% da produção do Fox foi destinada ao mercado interno e o restante para exportação. Ele é o quinto modelo da Volkswagen do Brasil a ultrapassar a marca de um milhão de unidades fabricadas em toda sua história – os anteriores foram Fusca, Brasília, Kombi e Gol.

Advertisement

Para 2011, a Volkswagen já anunciou que novos modelos serão incluídos ao seu portfolio como o novo Jetta, novo Passat, nova Touareg e a pick-up Amarok cabine simples. Na categoria de veículos ambientalmente amigáveis, o Gol BlueMotion Technology e o Fox BlueMotion – apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo – se juntarão ao Polo Bluemotion.

“Como parte dessa estratégia de crescimento da marca no Brasil e no mundo, estamos planejamento para 2011 um total de 23 lançamentos no País”, afirma Schmall. “As novidades vão tornar a nossa linha de produtos ainda mais moderna, competitiva e mais atraente para os consumidores. A partir de 2014, pretendemos vender um volume anual de 1 milhão de carros no País, em um mercado total que deverá chegar a 4 milhões de unidades”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil.

Na linha de sustentabilidade, a Volkswagen anunciou em 2010 a construção de sua segunda PCH – Pequena Central Hidrelétrica –, que se juntará à Celan, primeira PCH construída pela companhia e inaugurada ano passado. Juntas, as duas terão uma capacidade instalada de 45MW/h, gerando também mais de 40 mil toneladas de crédito de carbono por ano. Com essa energia, a empresa pretende não só abastecer as suas unidades produtivas, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Maior participação nas operações do Grupo

A importância da operação brasileira para as operações mundiais da Volkswagen vem aumentado. O Brasil responde atualmente por 17% das vendas totais da marca. “Dessa forma, temos papel de destaque na nova fase de globalização tecnológica do Grupo, que tem o objetivo de ser a empresa automotiva mais sucedida em nível mundial em 2018. Nessa nova fase, a companhia deverá iniciar, a partir de 2011, a implementação de um processo de maior conexão tecnológica entre os produtos desenvolvidos no Brasil e o que existe de mais moderno dentro do Grupo Volkswagen em todo o mundo”, explica Schmall. A mudança se baseará na utilização de plataformas, plataformas eletrônicas e conjunto motriz desenvolvidos pela companhia globalmente.

Advertisement

As premiações de 2010

Em 2010, a Volkswagen do Brasil recebeu alguns dos mais importantes prêmios da mídia especializada e entidades relacionadas ao setor automotivo. Entre eles, destacam-se: a 20ª conquista consecutiva do prêmio Top of Mind do jornal Folha de S.Paulo / Datafolha; “Marca Mais Desejada” em pesquisa da Fenabrave; Top of Mind ABA/Top Brands; 6ª empresa mais desejada para se trabalhar no Brasil, de acordo com o especial “Valor Carreiras”, do Jornal Valor Econômico. Ainda em 2010, a empresa venceu também a categoria “Automóveis” da pesquisa “Marcas dos Cariocas”, promovida pelo jornal O Globo.

Entre os produtos, a Amarok foi a vencedora dos prêmios “Picape do Ano”, pela revista Autoesporte, e “Veículo Comercial Leve”, da editora AutoData. A Saveiro, por sua vez, foi eleita a “Melhor Compra” na categoria pick-ups compactas pela revista Quatro Rodas e ainda ficou entre os “10 Melhores Carros do Ano” pela revista Car and Driver, em sua versão Cross. O novo Jetta, recém-apresentado no mercado brasileiro, também conquistou a premiação da Car and Driver.