Outros
Comprar um carro usado requer atenção redobrada
A chuva dos últimos meses causou muitos prejuízos, inclusive para donos de carros que ficaram submersos nos alagamentos. Alguns desses veículos vão para venda depois de uma limpeza geral. O engenheiro mecânico e proprietário da Oficina Chevy Auro Center, Denis Marum, alerta: “se o consumidor não tomar alguns cuidados básicos, na compra de um veículo usado, poderá comprar uma grande dor de cabeça. Muitos dos carros que vimos boiando nas imagens não têm seguro e infelizmente acabam comercializados no mercado”.
Marum lista dez dicas práticas para identificar estes veículos de enchente:
1) O mau cheiro dentro do veículo é um grande indicador, a água penetra no carpete e nas espumas dos bancos e não seca facilmente.
2) Faça uma vistoria no motor e procure por peças e parafusos enferrujados.
3) Verifique na frente do radiador se há sujeira impregnada como: papéis, sacos plásticos, folhas, etc.
4) Verifique dentro do porta-luvas se o manual do proprietário não está com as folhas enrugadas, sinal típico de papel molhado.
5) Verifique o funcionamento de toda parte elétrica do veículo, inclusive velocímetro, marcador de combustível e luzes em geral. Verifique se alguma luz de advertência do painel de instrumentos fica acesa constantemente
6) Puxe a vareta do óleo do motor, se o óleo estiver esbranquiçado é sinal claro de mistura de água com óleo.
7) Ruídos de rolamento no compartimento do motor indicam que a água retirou a graxa de dentro deles.
8) Identificar ruído ao pressionar o pedal da embreagem.
9) É bom levantar o carro em uma oficina para verificar se tem sujeira presa na suspensão do veículo.
10) Desconfie de preços muito convidativos.
“O conjunto destes indicadores é que vai caracterizar um veículo de enchente. Se você sente dificuldade em fazer este check-up, vale a pena recorrer a um profissional para ajudar a não comprar gato por lebre”, adverte Denis Marum.