A partir desta temporada o automobilismo brasileiro passa a fazer parte de uma longa e rica história escrita pela Mercedes-Benz. Estreia em abril o novo Mercedes-Benz Grand Challenge, campeonato que tem o apoio oficial da marca e é promovido pela SRO Latin America e Auto+ Entretenimento. Serão oito etapas, sempre em rodada dupla, todas elas dentro da programação de um evento já absolutamente consagrado pelo público e pela mídia, o Itaipava GT Brasil.
Os carros utilizados no Mercedes-Benz Grand Challenge são os Mercedes Benz classe C, idênticos, adaptados para corridas pela WB Motorsport, empresa comandada pelo experiente Washington Bezerra. Os vinte e dois carros que formam o grid de largada foram entregues aos pilotos de forma simbólica durante evento realizado na primeira quinzena de fevereiro na sede da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP). Depois da cerimônia, foram encaminhados para preparação.
O trabalho de transformação do carro para as corridas passa por itens de segurança como santantônio, cintos e banco de competição, redução de peso e um ligeiro aumento de potência, o que permitirá que os modelos entrem na pista com 245 HP. O conjunto motor e câmbio será lacrado durante o ano, ou seja, não poderá ter suas características alteradas. E toda a manutenção será feita exclusivamente pela assistência técnica credenciada da categoria.
Um formato que permitirá igualdade de condições, fazendo do equilíbrio a principal proposta do Mercedes-Benz Grand Challenge. “O novo campeonato é destinado apenas a pilotos não profissionais – criando o ambiente perfeito para quem deseja iniciar nas competições de alto desempenho ou para aqueles que contam com alguma experiência, mas não desejam conviver com os níveis de exigência das demais categorias”, comenta Antonio Hermann, sócio da SRO Latin America.
A cerimônia de entrega simbólica dos modelos classe C contou com a presença dos sócios da Auto+ Entretenimento e SRO Latin America, Antonio Hermann, Walter Derani, Pedro Queirolo e Marcello Sant’Anna, dos representantes da Mercedes-Benz do Brasil, o vice presidente Joachim Maier, o diretor de vendas Dimitris Psillakis e o responsável técnico pelo programa, Wagner Danilo, e do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro.
“Uma categoria como essa é um sonho para qualquer País do mundo”, afirma Cleyton Pinteiro. A primeira temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge conta com pacote de mídia bastante atrativo, não apenas por integrar um evento de grande exposição, o Itaipava GT Brasil, mas também pelo acordo de transmissão ao vivo das corridas pela RedeTV!. O campeonato é uma novidade atrelada às ações da Mercedes-Benz no esporte a motor.
“O evento já nasce com grande sucesso em função da estrela da Mercedes-Benz”, conclui Antonio Hermann. O Mercedes-Benz Grand Challenge tem apoio da Mercedes-Benz, patrocínio Dellavia, Petronas, Scorro e Pirelli e fornecedores Sparco, Blindarte, Billstein, Eibach e Stäubli.