O Peugeot 408, recentemente lançado no mercado brasileiro, é o primeiro sedã do segmento médio equipado com para-brisa acústico. Desenvolvido pela Saint-Gobain Sekurit, em parceria com a engenharia da montadora, o novo para-brisa contribui para a redução do nível de ruído, o que acentua o padrão de conforto interno e de inteligibilidade entre os ocupantes.
José Luiz Redondo, diretor-geral da Saint-Gobain Sekurit, informa que o para-brisa do novo Peugeot é uma das tecnologias desenvolvidas pela empresa para dar aos carros o mais elevado padrão de qualidade, conforto e segurança para os usuários. “Temos investido permanentemente para desenvolver produtos que elevem o nível de qualidade dos veículos produzidos no Mercosul, como fizemos com o vidro lateral laminado, o para-brisa antiembaçante e outros produtos lançados nos últimos anos”, salientou José Luiz Redondo.
O para-brisa do Peugeot 408 é composto por duas lâminas de vidro com camada intermediária de PVB (polivinil butirol), com propriedades acústicas, que neutralizam os ruídos de alta e baixa frequência que causam desconforto e comprometem o diálogo entre os ocupantes e a audição do sistema de som.
De acordo com José Luiz Redondo, os testes realizados nos laboratórios da empresa, comprovaram que o para-brisa acústico contribui para a redução média de 5 decibéis das vibrações de baixa frequência provocadas pelo funcionamento do motor e em torno de 8 decibéis dos ruídos de alta frequência resultantes do vento, com o veículo em maior velocidade.
O executivo acrescenta também que a empresa mantém um intenso programa de desenvolvimento de novas tecnologias de vidros automotivos, todas em testes em diversas montadoras brasileiras para possível aplicação em futuros lançamentos no mercado brasileiro.
Com sede em Mauá, região do Grande ABC paulista, a Saint-Gobain Sekurit desenvolve uma ampla variedade de vidros automotivos de alta tecnologia. Somente nos últimos anos, a empresa foi a responsável pelo lançamento de produtos inéditos para o Brasil, como os vidros laterais laminados, aplicados em automóveis Fiat; o para-brisa antiembaçante, lançado no mercado brasileiro no Novo Uno, e o para-brisa acústico instalado no Citroën.