Outros
Peugeot Hoggar marca presença no Downhill Urbano de Santos
A Peugeot do Brasil vai, mais uma vez, marcar presença na prova “Descida das Escadas de Santos”, considerada a principal competição de Downhill Urbano (modalidade do Mountain Bike) do calendário nacional e uma das maiores do mundo. O evento, que acontece neste fim de semana (04 a 06/02) no centro histórico de Santos, litoral paulista, tem apoio da Peugeot e contará com a exposição de um veículo Hoggar, na versão Escapade 1.6 Flex.
Lançado no mercado nacional há menos de um ano, o Hoggar marcou a entrada da Peugeot num segmento inédito: o de picapes compactas. Primeiro utilitário compacto da Marca desenvolvido no Brasil, o modelo tem a maior capacidade volumétrica de caçamba do segmento: 1.151 litros (em carga útil, pode levar até 742 kg).
Ou seja, o veículo atende perfeitamente às necessidades dos atletas inseridos nesta modalidade esportiva com uma caçamba generosa para o transporte das bicicletas, além de estar alinhado aos conceitos de resistência e esportividade característicos da competição – cerca de 100 atletas descerão de bicicleta os mais de 400 degraus do morro Monte Serrat, onde oficialmente acontece a prova. Em função disso, a presença da Marca no evento representa uma importante ferramenta de exposição.
Além do grande número de atletas brasileiros e também representantes de outros oito países, a competição é seguida por um grande público, entre amantes do esporte e moradores da região, já que a prova virou tradição na cidade. O treino cronometrado, que terá início às 9h de domingo (06/02), será transmitido ao vivo pela Rede Globo, durante exibição do programa Esporte Espetacular.
PEUGEOT HOGGAR: DESIGN ATRAENTE, CAÇAMBA GENEROSA E EXCELENTE COMPORTAMENTO DINÂMICO
Primeira das newcomers a disputar o competitivo segmento das picapes compactas, a Peugeot apresenta, através do Hoggar, um produto com predicados de sobra para conquistar o consumidor brasileiro.
A começar pela caçamba, que conta com a maior capacidade volumétrica do segmento – 1.151 litros. O modelo leva ainda até 742 quilos de carga útil, outra referência no mercado. Para apresentar esses valores, o setor de engenharia da Marca desenvolveu uma plataforma híbrida, inédita no país, unindo a dianteira do 207 nacional ao chassi do utilitário Partner, alongado em 300 mm, amplamente reconhecido no mercado por sua confiabilidade.
Uma das vantagens dessa plataforma é a plena utilização da caçamba, pois a caixa de rodas é pouco saliente. A Peugeot trabalhou nessa área de forma a torná-la a mais funcional possível, instalando ali dez pontos de amarração, com seis ganchos fixos na lateral e mais quatro na parte interna. Outra funcionalidade da caçamba está na tampa traseira, que pode ser retirada para o transporte de objetos que ultrapassem os limites da carroceria. Com capacidade para suportar até 300 kg, de quebra a tampa ainda protege o estepe, localizado sob o assoalho.
Mas o maior mérito do projeto talvez resida no fato de o Hoggar garantir, além da maior caçamba do segmento, um bom espaço interno na cabine. Para se ter uma ideia, com os bancos totalmente recuados, os ocupantes ainda dispõem de 212 litros de capacidade volumétrica até o encosto dos assentos.
Design ousado
Ao dirigir o Peugeot Hoggar é possível notar que o modelo não passa despercebido nas ruas. No design marcante da picape sobressaem-se a grande tomada de ar frontal e o conjunto ótico que se alonga pela lateral, destacando o olhar felino do veículo.
As linhas suaves e limpas da lateral encontram o step side que, além de facilitar o acesso à caçamba, tem a função de extrair o ar da cabine, melhorando ainda mais o conforto acústico dos ocupantes. Essa solução, por seu ineditismo, foi inclusive patenteada pela Peugeot.
Já a traseira é marcada por uma lanterna com formato elaborado, composta de três elipses que distinguem as diferentes funções do veículo, como freio, pisca-alerta, luzes indicativas de direção e ré. O aspecto de robustez da picape é ressaltado pelo para-choque traseiro, envolvido por uma peça que, ao mesmo tempo em que serve de proteção à lanterna, apresenta dois ressaltos para melhor apoiar os pés ao subir à cabine. Cada um deles suporta até 140 quilos de peso.
Suspensão com dirigibilidade
O Hoggar está à frente da concorrência quando o assunto é o prazer ao dirigir. Única picape do segmento que oferece suspensão independente nas quatro rodas, ela recebeu, entre outras modificações, uma nova calibração dos amortecedores. Isso faz com que o condutor quase se esqueça de estar dirigindo um veículo utilitário, tamanha a estabilidade apresentada em sua condução dinâmica.
Com três versões de acabamento (X-Line, XR e Escapade) e duas motorizações (1.4 Flex de 82 CV e 1.6 Flex de 113 CV), o Hoggar chega ao mercado para ser uma referência e atrair um novo cliente para a Marca.