Caminhões Astra com transmissão automática Allison mostram seu poder de mobilidade em túnel dos Alpes Suíços
Dez caminhões Astra HD8 equipados com transmissões Allison trabalham nas escavações em Nant de Drance, na construção da usina hidrelétrica de Linth-Limmern
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A construção da nova central elétrica de Nant de Drance, no cantão de Valais, conta com uma frota de supercaminhões para poder acompanhar o ritmo das escavações para a implantação da sua estrutura. A nova hidrelétrica suprirá, principalmente, as futuras necessidades de energia da Suíça e do seu sistema de transporte público. Na última primavera o consórcio GMI (Groupment Marti Implenia), responsável pela construção do túnel e da usina geradora de eletricidade, comprou seis caminhões Astra HD8 (480 cv, 8×6, 48 toneladas) equipados com a transmissão Allison 4700R totalmente automática. Eles se saíram tão bem nesta empreitada que mais quatro veículos serão entregues até o final do próximo mês de abril.
A usina de Nant de Drance, situada entre dois reservatórios existentes nas imediações da Suíça francesa, entre Martigny (Canton of Valais) e Chamonix, gerará 600 MW utilizando a pressão d’água resultante de um desnível de 300 metros de altura. A usina está sendo construída no interior da montanha, a 1.700 metros acima do nível do mar, com acesso por meio de um túnel de 5,6 quilômetros de extensão. O consórcio construtor iniciou seus trabalhos em janeiro de 2009, e o término da obra está previsto para o final de 2017.
O projeto de € 682 milhões está sendo realizado pela Alpiq AG, a Swiss Federal Railways SBB e pela companhia de eletrificação FMV. A usina cobrirá os picos de consumo da Swiss Federal Railways, e também garantirá um fornecimento energia estável para a rede elétrica do País. Durante a noite e nos finais de semana, quando o consumo de energia é menor, a água do lago inferior será bombeada para o reservatório superior, onde ficará disponível para a produção de energia quando necessário. Aposição dos dois lagos é ideal: estão perto, mas com uma grande diferença de altitude ― 2.205 metros e 1.930 acima do nível do mar respectivamente.
Niklaus Zaugg, engenheiro mecânico do Groupement Mart Implenia, foi quem recebeu a missão de definir os caminhões que seriam usados na obra. “Estamos localizados a dois mil metros acima do nível do mar e as vias de acesso no inverno são intransitáveis. Por esse motivo trabalhamos somente entre abril e novembro, 24 horas por dia, em três turnos. Claro que tendo prazos restritos para realizar o trabalho é absolutamente imprescindível que tenhamos caminhões confiáveis, produtivos e que sejam fáceis de conduzir”.
A herança de robustez dos caminhões superpesados Astra, combinados com a transmissão automática 4700R da Allison, supriram integralmente as necessidades previstas pela obra. Esse modelo foi especialmente concebido para operar nas condições mais difíceis de trabalho, proporcionando o máximo conforto ao dirigir, e permitindo o perfeito controle do veículo, Circula em baixas velocidades e quase sempre transporta sua capacidade máxima de carga. As transmissões instaladas nos caminhões Astra contam com a presença do retarder hidráulico para suprir as dificuldades causadas pela inclinação de 12% existente no acesso ao túnel, além das condições adversas de tráfego. “O caminho para se chegar aos locais das escavações são bastante íngremes e as transmissões automáticas com retarder simplificam as operações e ampliam a vida útil dos freios”, diz Zaugg.
O conversor de torque, que é um elemento fundamental das transmissões Allison, tem contribuição indispensável na redução dos custos de manutenção, além de proporcionar desempenho incomparável. O multiplicador de torque oferece incrível poder de partida nos caminhos íngremes, precisão de controle em condições de cargas extremas, e aceleração constante e segura em qualquer tipo de terreno. Sem a necessidade de sistema de embreagem ― como nos modelos manuais ou automatizados ― as constantes manutenções ficam eliminadas.
Outro elemento importante para a consórcio construtor é mudança de motorista a cada novo turno de trabalho. Nicklaus Zaugg afirma: “O pessoal que trabalha no túnel não tem prática em dirigir todos os tipos de veículos, por isso é importante para nós que os caminhões sejam fáceis de manobrar. Somente as transmissões automáticas podem garantir um funcionamento livre das surpresas resultantes das quebras de embreagem e dos engates errados nas manobras. Com as transmissões automáticas Allison nosso pessoal foi capaz de dirigir os novos Astra HD8 desde o primeiro dia. Estamos satisfeitos com as transmissões e com o atendimento superior oferecido pela Astra”, conclui Zaugg.