Connect with us

Outros

Crescimento, geração de emprego e ISSO 9011 marcam início de 2011 da Vipal Nordeste

Published

on

Nos próximos dois meses empresa deve chegar perto dos 800 funcionários. Há um ano eram pouco mais de 500


Texto: Assessoria de Imprensa

Advertisement


Em atividade desde 2008, o parque fabril da Vipal em Feira de Santana (BA), jápode ser considerado um dos principais projetos do Complexo Industrial do Subaé, polo baiano da indústria de pneumáticos.


Localizado em uma área de 110 mil m2, sendo 60 mil m2 de área construída, produz bandas pré-moldadas e compostos de borrachas tanto para o mercado interno quando para o exterior. Desde que se instalou na região a capacidade produtiva da empresa não parou de crescer, bem como seu quadro funcional. “Em breve, estaremos alcançando a marca de 800 colaboradores. Há um ano eram pouco mais de 500”, destaca Daniel Paludo, diretor geral da Borrachas Vipal.

Advertisement


Outro aspecto positivo é que todo esse crescimento se dá de maneira responsável, com foco na sociedade, no meio ambiente e na ética comercial. Não à toa, a empresa está recebendo a certificação ISO 9001, além de premiações que representam o reconhecimento do DNA Sustentável da companhia. O próprio negócio da Vipal já é considerado um benefício ao meio ambiente e à sociedade como um todo. Os benefícios da reforma de pneus para o meio ambiente são inquestionáveis. Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo. Ao levarmos em consideração que o petróleo é um recurso natural caro e não renovável eis aqui mais um grande benefício da nossa atividade: economizar o chamado “ouro preto”.


Advertisement

O mesmo vale para a redução do consumo de energia elétrica. A reforma proporciona uma economia de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos. É claro que não podemos deixar de abordar a questão econômica. Além de “verde”, a reforma de pneumáticos, que no Brasil atinge 70% da frota de transporte de carga e passageiros, pode reduzir o custo do km rodado em mais de 50%. Isto é, você economiza e ainda contribui para a preservação do meio ambiente.


Contudo, a empresa vai além. Um grande exemplo é o Programa Permanente de Economia de Água. Inicialmente, a Vipal era abastecida por água de poços artesianos. Sabendo da sua escassez, foi projetado um sistema de coleta de água da chuva para evitar ao máximo extrair o recurso natural do lençol subterrâneo. Hoje, a água da chuva atende a mais de 50% do consumo na linha de produção. No ano de 2010, foram captados mais de 40 mil litros de água da chuva nas fábricas, proporcionando uma redução de aproximadamente 43% no consumo de água dos poços artesianos. Na unidade de Feira de Santana, além da coleta da água da chuva, todos os prédios possuem isolamento térmico (conforto do funcionário) e sistema de iluminação natural. “Nossa preocupação se estende ainda ao tratamento de efluentes, programa de coleta seletiva e, recentemente, instalamos uma unidade do nosso instituto social na região. Tudo para garantir que a trajetória da nossa empresa seja marcada pela transformação para melhor da cidade e de seus habitantes”, afirma Daniel.

Advertisement