Outros
Fundação Volkswagen investe em projetos de educação em Vinhedo
Com os programas Brincar e Entre na Roda, 80 professores da rede municipal de ensino receberão formação em 2011
Texto: Assessoria de Imprensa
A Fundação Volkswagen inicia em Vinhedo (SP), em março, a implementação dos projetos Brincar e Entre na Roda. Com foco na formação de professores e gestores que trabalham com educação infantil, os programas têm duração de um ano e contabilizam mais de 64 horas de formação presencial em cada modalidade. O trabalho é resultado de uma parceria firmada com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária; uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos.
O Entre na Roda tem como objetivo formar orientadores de leitura – educadores, bibliotecários e voluntários da comunidade – a fim de difundir o hábito da leitura em instituições educacionais, em seu entorno e em outros espaços educativos. Cada escola ou instituição que participa do projeto recebe um baú de livros com até 200 títulos para auxiliar na implantação de rodas de leitura e outras atividades orientadas pelo projeto.
O Brincar é uma proposta de formação voltada para berçaristas, recreacionistas e professores da Educação Infantil, reconhecendo que o ato de brincar livre é um direito da criança, garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, o projeto trabalha com resgate cultural para oferecer e ampliar o repertório de brincadeiras, jogos e brinquedos da cultura brasileira e estimular a reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.
O número de beneficiados pelos projetos de educação vem crescendo de forma expressiva a cada ano, desde sua criação, em 2003. “O êxito nas ações é consequência de um modelo simples de parceria, envolvendo o poder público local, por meio da Secretaria de Educação; a sociedade civil organizada, representada pelo Cenpec, difusora do conhecimento, e a Fundação Volkswagen, responsável pelo investimento social privado”, afirma Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen. “Acreditamos que os professores são capazes de oferecer educação de qualidade, por isso que investimos na formação deles”.
Não é a primeira vez que a Fundação Volkswagen investe em educação em Vinhedo. Em 2007, 2008 e no ano passado, ofereceu formação a 60 educadores com projetos de leitura e escrita, beneficiando cerca de 1.500 estudantes.
You must be logged in to post a comment Login