Iveco

Grupo Schaeffler inicia a produção de VCP no Brasil


Empresa é a única fabricante no País desse produto

Texto: Assessoria de Imprensa


O Grupo Schaeffler iniciou a fabricação no Brasil de um produto inédito no mercado automotivo brasileiro: o VCP – Variador de Fase do Eixo Comando de Válvulas, que aumenta a eficiência dos motores de combustão interna, melhora o rendimento do veículo e, consequentemente, reduz o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. Assim, a Schaeffler Brasil passa a ser a única fabricante desse componente no País.


Desenvolvido pelo Grupo Schaeffler, o VCP era produzido apenas na matriz da empresa na Alemanha e nas unidades dos Estados Unidos e China. No Brasil, essa tecnologia foi introduzida no final de 2010, sendo importada da Schaeffler Alemanha. Contudo, agora o VCP começa a ser produzido no Brasil, para que os carros brasileiros possam contar com a mesma tecnologia já existente nos veículos europeus.


Para iniciar a produção do VCP no Brasil este ano, o Grupo Schaeffler promoveu altos investimentos para a compra de ferramentais e a construção de uma nova linha de montagem na planta de Sorocaba (SP), que foi executada com agilidade e qualidade pela equipe brasileira. Profissionais de muitas áreas da Schaeffler Brasil – Tecnologia de Processos, Técnicas de Medição, Produção, Planejamento Estratégico, Qualidade, Vendas e Engenharia de Produto e Aplicação – foram treinados na matriz na Alemanha.


A Schaeffler Brasil já conta com alguns clientes locais e continua em desenvolvimento para aplicações em outros motores de fabricação brasileira. Para isso, está mantendo contato com as principais montadoras do Brasil para aplicação do VCP nos novos veículos que serão lançados no País.


O VCP


O VCP é composto pelo variador hidráulico e a válvula solenóide que, juntos, trazem uma série de benefícios em motores de combustão interna, seja a gasolina, álcool ou diesel, como aumento de torque e potência, redução de perdas, suavidade em rotação de marcha lenta, além da diminuição de consumo de combustível e de emissão de gases poluentes.


Com o VCP, ocorre a redução do consumo de combustível e dos níveis de emissões de poluentes porque o torque do motor em cargas parciais é controlado de maneira mais eficaz, reduzindo as perdas por bombeamento do motor. Essa tecnologia contribuirá para a adequação de motores às novas legislações de emissões de gases poluentes, que entrarão em vigor em 2014 no Brasil.