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Loeb/Elena levam o Citroën DS3 à primeira vitória no Mundial de Rali no México

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Em sua segunda participação em uma prova do Campeonato Mundial de Rali (WRC), o Citroën DS3 obteve sua primeira vitória. Os heptacampeões Sébastien Loeb/Daniel Elena foram os vencedores do Rali do México pelo quinto ano consecutivo e mostraram a força da Citroën para as demais etapas do campeonato.

O Rali do México foi uma disputa particular entre as duas duplas do Citroën Total World Rally Team. Sébastien Ogier/Julien Ingrassia terminaram o primeiro dia na frente, sempre disputando a liderança com os companheiros de equipe Loeb/Elena. No segundo dia, Loeb/Elena diminuíram a diferença para apenas 10,5 segundos e criaram grande expectativa para o dia final. A Citroën confiava em uma dobradinha, mas logo no primeiro dos três estágios decisivos Ogier saiu da pista, bateu em uma pedra e danificou irremediavelmente a suspensão dianteira esquerda. “Arrisquei e perdi, mas me sinto muito mal por toda a equipe, que fez um trabalho excepcional durante todo o final de semana. Infelizmente, não consegui trazer mais pontos para a Citroën no campeonato mundial”, lamentou o francês.

Ao ver o companheiro de equipe fora da prova, Loeb diminuiu ligeiramente o ritmo, adotando um andamento mais suave. Só voltou a forçar no estágio final, que – de acordo com a nova regra adotada nesta temporada – dá aos três primeiros colocados pontos extras no Campeonato Mundial, na escala 3-2-1. Loeb confirmou a vitória no rali ao terminar esse estágio em segundo lugar, atrás de outro Citroën DS3, tripulado por Petter Solberg/Chris Patterson. Com isso, Loeb/Elena somaram 27 pontos no rali (25 pela vitória e 2 pelo segundo lugar no estágio final) e assumiram a vice-liderança nos campeonatos de pilotos e copilotos. Satisfeito, o heptacampeão comemorou muito a vitória: “Foi uma grande disputa entre eu e o Ogier, e minha vitória só aconteceu no final da prova. Estamos em segundo lugar no campeonato e, para nós, a temporada começou aqui”.

Olivier Quesnel, chefe da equipe Citroën, também sorria satisfeito. “O Citroën DS3 mostrou sua competitividade em pisos de terra. Isso nos deixa muito confiantes para o restante da temporada. Foi uma pena o que aconteceu com Ogier, mas agora temos que concentrar nossos esforços em vencer os mundiais de pilotos e de construtores.”

Vencedores do estágio final, Solberg/Patterson terminaram em quarto lugar na classificação final do Rali do México e ocupam o quinto lugar nos campeonatos de pilotos e construtores. Eles disputam o Mundial pela equipe Petter Solberg WRT, que conta com o apoio da Citroën Racing.

Rali do México – 4 a 6 de março de 2011

Resultado final

1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 3h52:27.0

2) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 1:38.4

3) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miika Anttila (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 2:23.9

4) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, a 7:38.4

5) Mads Ostberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 8:43.5

6) Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Fiesta RS, a 9:50.0

7) Martin Prokop (Rep. Tcheca)/Jan Tomanek (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, a 13:35.0

8) Juho Hänninen (Finlândia)/Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia S2000, a 14:48.7

9) Federico Villagra (Argentina)/Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Fiesta RS, a 48:17.2

10) Ott Tänak (Estônia)/Kuldar Sikk (Estônia), Ford Fiesta S2000, a 53:42.8