Home Outros Land Rover revela seu primeiro 4×4 híbrido no Salão de Genebra

Land Rover revela seu primeiro 4×4 híbrido no Salão de Genebra

0

Texto e Foto: Imprensa Jaguar Land Rover

O compromisso constante da Land Rover em construir veículos mais econômicos e cada vez menos poluentes atinge um importante marco no Salão do Automóvel de Genebra: a apresentação do Range_e. Este modelo em desenvolvimento é equipado com um motor híbrido, que mescla energia elétrica e diesel, que a Land Rover espera comercializar no futuro, seguindo seu planejamento de tecnologia desse tipo em 2013.

O Range_e está baseado no Range Rover Sport e atua com o motor 3.0 TDV6 de 245 hp a diesel (além de transmissão ZF automática de 8 velocidades e motor de 69 kW). O sistema híbrido paralelo, com bateria a lítio-íon de 14,2 kW por hora, pode ser recarregado a partir de uma tomada de 220 / 240 V. O Range_e pode ser conduzido com apenas energia elétrica por até 32 quilômetros e zero em emissões de poluentes.

Uma recarga completa a partir de uma tomada doméstica padrão pode ser feita em até quatro horas. Um motorista europeu cobre, em média, 40 quilômetros de trajeto diário. Portanto, a tecnologia oferecida pelo Range_e estaria dentro dos padrões diários urbanos de uso do carro, ocasiões em que a preocupação com o meio ambiente é primordial. Para trajetos mais longos, a tecnologia híbrida continuará a otimizar as emissões de CO2 continuamente.

De maneira geral, as emissões de CO2 são de apenas 89 gramas por quilômetro, mas o sistema da Range_e possui um limite de 339 PS e velocidade máxima de até 193 kph, o que significa que a economia de combustível pode chegar a 3.36 l/100 km. Essa eficiência no uso de combustível com o sistema híbrido faz até o veículo rodar até 1.112 quilômetros com um tanque.

O Range_e foi projetado para entregar as mesmas capacidades 4×4 de um Range Rover Sport padrão, com transmissão, reduzida, diferenciais traseiros e dianteiros e bloqueio central mecânico. Dependendo da necessidade do motorista, o sistema inteligente do carro decide o método mais eficiente de dar ao carro a força exigida, seja por meio da eletricidade, seja por diesel, ou até por ambos. O Range_e também usa um sistema de captação de energia cinética dos freios para reduzir a queima de combustível fóssil.

John Edwards, diretor de Global Brand da Land Rover, disse: “Este sistema é o primeiro exemplo de um híbrido elétrico Premium que mantém inteiramente sua capacidade 4×4 esperada de qualquer Land Rover. É uma evolução do sistema híbrido diesel e eletricidade que será lançado na próxima geração de SUVs, disponível para os consumidores dentro de aproximadamente dois anos”.

Land Rover em Parceria com CABLED

O Range_e é um dos vários projetos apoiado pelo Conselho Tecnologia Estratégia do governo britânico. Cinco modelos protótipos estão em fase de testes numa parceria entre a Land Rover e os membros do consórcio CABLED (Coventry and Birmingham Low Emissions Demonstrators).

O engenheiro-chefe da divisão de Híbridos, Pete Richings, disse: “Começamos com a frota teste do Range_e fleet em Dezembro de 2010 e cobrimos até o momento 12 mil milhas em provas com esses cinco veículos. Estamos em contato com resultados globais reais que nos permitirão refinar a tecnologia até o momento exato de começar a comercialização”.

A Land Rover continua a reconhecer que precisa trabalhar em todos os aspectos dos rastros de CO2 ao reduzir o peso dos veículos, reduzir perdas mecânicas e aumentar a eficiência dos motores, além, claro, da tecnologia híbrida como parte das pesquisas.

A Jaguar Land Rover está comprometida a investir £800 milhões em tecnologias ambientais e colocou como meta a redução de até 25% nas emissões de CO2 de seus carros entre 2008 e 2012.

NO COMMENTS

Sair da versão mobile