Iveco

Três brasileiros no top-10 em St. Petesburg

Tony Kanaan, Raphael Matos e Vitor Meira terminaram entre os 10 melhores na abertura da temporada da IZOD IndyCar Series
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Começou na tarde deste domingo a temporada 2011 da Fórmula Indy com a prova disputada nas ruas de Saint Petesburg, no estado norte-americano da Flórida. Os dois primeiros lugares repetiram a ordem do campeonato do ano passado, com o escocês Dario Franchitti, da Ganassi, vencendo a corrida tendo o australiano Will Power, da Penske – autor da pole position – na segunda colocação. A primeira parte do calendário tem as quatro provas iniciais em circuitos mistos – três deles urbanos -, terminando no Brasil com a Itaipava são Paulo Indy 300 Nestlé, que acontece no dia 1º de maio no Circuito Anhembi. E quem se der melhor na fase de pistas mistas pode acumular boa vantagem na pontuação na de circuitos ovais.
Em corrida marcada por várias bandeiras amarelas na primeira metade da prova, o destaque ficou com Tony Kanaan, estreando pela KV Racing Technology. O baiano, campeão de 2004, terminou a prova na terceira colocação, repetindo o melhor resultado da história de sua nova equipe. Além dele, Raphael Matos, estreando pela AFS, e Vitor Meira, da AJ Foyt, foram os brasileiros que fecharam entre os dez melhores. Bia Figueiredo terminou a corrida na 14ª posição, e Hélio Castroneves teve uma corrida marcada por problemas, terminando em 20º, a 15 voltas do vencedor. Mesmo assim, o piloto da Penske marcou a melhor volta da prova (1min03s8683).
Will Power manteve a ponta na largada, com Franchitti em seguida. Entretanto, logo atrás dos dois ocorreu um acidente envolvendo Marco Andretti – que chegou a capotar o carro -, Scott Dixon, Hélio Castroneves, Mike Conway, Oriol Serviá e Ryan Briscoe forçou a primeira bandeira amarela da corrida. Na relargada, Power perdeu posições e Franchitti assumia a liderança – para não mais perdê-la. A suíça Simona de Silvestro, da HVM, foi o grande destaque da prova, chegando a ocupar a segunda colocação – terminou em quarto, a 0s4 de Kanaan.
A principal briga por posição na abertura da temporada envolveu justamente Power, Kanaan e de Silvestro – respectivamente segundo, terceiro e quarto colocados. Tony partiu para uma estratégia ousada, contrariando a tendência seguida pela maioria dos pilotos. Enquanto Will e Simona usavam pneus Firestone duros, o piloto da KV partia para os macios. O momento do último pit stop, na volta 73, teve os três carros entrando juntos – Power e Simona trocaram para os macios e Tony para os compostos duros.
A disputa deu a Franchitti o espaço que precisava para não ser incomodado na liderança e receber a bandeira quadriculada após 100 voltas com 7s1 de vantagem para Will Power, 16s1 para Kanaan e 16s5 para Simona de Silvestro. A próxima etapa da IZOD IndyCar Series acontece no dia 10 de abril, no circuito de Barber. Uma semana depois, no dia 17, o tradicional circuito urbano de Long Beach recebe a terceira etapa, a última antes da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, no Circuito Anhembi, no dia 1º de maio.
Resultado da corrida:
1°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 100 voltas
2°. Will Power (AUS/Penske), a 7s1
3°. Tony Kanaan (BRA/KV), a 16s1
4°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 16s5
5°. Takuma Sato (JAP/KV), a 29s9
6°. Alex Tagliani (CAN/Sam Schmidt), a 30s4
7°. Raphael Matos (BRA/AFS), a 31s5
8°. Vítor Meira (BRA/AJ Foyt), a 35s7
9°. Oriol Servia (ESP/Newman-Haas), a 49s1
10°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 56s8
11°. Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport), a 57s3
12°. J. R. Hildebrand (EUA/Panther), a 1min02s4
13°. Sebastian Saavedra (COL/Conquest), a 2 voltas
14°. Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
15°. James Jakes (ING/Dale Coyne), a 3 voltas
16°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 4 voltas
17°. Graham Rahal (EUA/Ganassi), a 4 voltas
18°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 5 voltas
19°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 8 voltas
20°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 15 voltas
21°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti Autosport), abandonou
22°. Charlie Kimball (EUA/Ganassi), abandonou
23°. Mike Conway (ING/Andretti Autosport), abandonou
24°. Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport), abandonou
25°. Sébastien Bourdais (FRA/Dale Coyne), Não largou
INGRESSOS Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé
Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé (www.saopauloindy300.com.br) ou pelo endereço eletrônico da Livepass (www.livepass.com.br), além da central telefônica acessada pelo número (11) 4003-1527 (custo de ligação local, mais impostos), de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h. Seis bilheterias oficiais da prova (sem cobrança de taxa de conveniência) estão disponíveis na capital paulista, localizadas nos shoppings Market Place (Piso Superior), Iguatemi e Frei Caneca (Piso Térreo), na Bilheteria 1 do Estádio do Morumbi, Central de Turismo Express (Av. São João, 677) e no Posto Gravatinha (em Santo André). O pagamento pode ser feito em dinheiro, cartões de crédito Visa, Mastercard e Diners, e cartões de débito Visa Electron, Maestro e Redeshop.
Estudantes de ensino fundamental, médio ou superior, e idosos acima de 65 anos têm direito a meia-entrada, ou seja, poderão assistir ao show da categoria de monopostos mais rápida do mundo por apenas R$ 90. As instalações também oferecem acessos para portadores de necessidades especiais.
A Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.