Home Outros “Trânsito consciente, para a vida seguir em frente”

“Trânsito consciente, para a vida seguir em frente”

0

Com o pentacampeão Joaninha, Governo do Mato Grosso dá largada à campanha pela vida

Ele é conhecido e admirado em todo o País pelas manobras radicais que faz com sua moto; é um campeão em desafiar o medo e a gravidade. Da rampa do Moto-Cross “Free-Style” para as salas de aula, sai de cena o piloto Joaninha, e entra o cidadão Gilmar Flores, motorista, pedestre e motociclista consciente.

A campanha “Trânsito Consciente, Pra Vida Seguir em Frente” (lançada em 15 de março, pelo Governo de Mato Grosso), dá a largada no feriado de 8 de abril – aniversário de Cuiabá – com uma grande festa na Praça das Bandeiras, na Avenida Rubens de Mendonça, próximo ao Centro Político Administrativo. O evento foi incluído no calendário oficial das festividades da Prefeitura de Cuiabá.

A programação começa às 9:00 horas, com vários shows musicais de artistas regionais e termina com um grande show de acrobacias de Joaninha (pentacampeão brasileiro de MotoCross Free-Style) e garoto propaganda da campanha. O show é denominado “A Vida em Segundos”.

De acordo com a organização, serão disponibilizados 20 ônibus para transportar a população dos bairros, até o local do evento, que vai parar o trânsito na avenida do CPA. O trecho de acesso do Centro Político Administrativo – em frente à Praça das Bandeiras -, será interditado para a maior mobilização popular já realizada no Estado. A rampa por onde Joaninha saltará, será montada em plena avenida.

Entre as ações a serem desenvolvidas pelo projeto está a promoção de aulas e palestras sobre educação no trânsito para os estudantes (crianças e adolescentes); lançamento de gibi temático (ensino fundamental); cartilha educativa (ensino); evento; panfletagem; brindes; e divulgação nos veículos de massa e alternativos, bem como a Internet.

É a primeira vez que o Estado toma a iniciativa de colocar em prática um projeto permanente de redução de acidentes e mortes nas cidades de Mato Grosso. O objetivo do projeto é sensibilizar a população por meio de uma educação e conscientização no trânsito, despertando a reflexão coletiva sobre uma nova postura a ser adotada entre os motoristas, motociclistas e pedestres.

Números

Estimativas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que o Brasil gasta cerca de R$ 30 bilhões por ano com acidentes de trânsito nas rodovias e vias urbanas. Segundo estudo do Denatran, em média 150 pessoas morrem por dia no trânsito brasileiro. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Justiça mostra que Mato Grosso está em segundo lugar no ranking de mortes no trânsito. A estatística aponta o índice alarmante de 36,2 vítimas para cada grupo de 100 mil habitantes.

Interior

Inicialmente, a campanha “Trânsito Consciente” percorrerá os municípios de Cuiabá, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Alta Floresta, Barra dos Garças, Rondonópolis, Cáceres, Diamantino e Sinop. Como garoto propaganda da Campanha, Joaninha destaca a importância desta iniciativa do Governo do Estado e disse que trabalhará para ajudar a diminuir as estatísticas de acidentes. “Conversarei com os jovens, para tentar passar à eles a necessidade de se respeitar as leis de trânsito, afinal, eles tem uma vida inteira pela frente, e, quanto antes aprenderem a serem cidadãos de bem, conscientes no trânsito, melhor para todos”, declarou.

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, disse que a campanha “Trânsito Consciente” é um projeto que tem a coordenação do órgão, mas que se trata de um trabalho macro de Governo do Estado. “O Ministério da Justiça revelou que Mato Grosso está em segundo lugar em número de mortes. Por isso, criamos a campanha; um projeto para mudar essa realidade, a começar pela educação que é a nossa base preventiva”, comentou Lopes.

O Governador Silval Barbosa disse que a campanha contará com o apoio necessário de todas as secretarias do Estado. Para o vice-governador, Chico Daltro, será necessário fazer parcerias com as prefeituras para que a campanha “Trânsito Consciente” se estenda a várias regiões do Estado.

Palestras

O cronograma das palestras e ações nas escolas já está definido: em todas as escolas por onde o ‘Transito Consciente’ passar, serão exibidos vídeos e mensagens de alerta aos jovens. Além disso, profissionais da educação do DETRAN-MT, psicólogos e os próprios professores, serão os multiplicadores da campanha. “É preciso falar a linguagem desses jovens para que eles sejam atraídos e estimulados a participar dessa campanha e poder interagir”, defende a psicóloga Vânia Ramalho, do DETRAN-MT.

NO COMMENTS

Sair da versão mobile