Objetivo é atender modelos da Renault, Fiat, Hyundai, Mitsubishi e GM
Texto e Foto: Imprensa Tuper
Líder nacional de sistema de exaustão para o mercado de reposição, a Tuper Escapamentos e Acessórios tem novos produtos para atender às necessidades de manutenção da frota, ampliando constantemente o catálogo que conta com milhares de modelos e versões de veículos de várias marcas.
A empresa acaba de lançar diversos itens, como tubo de motor com catalisador, tubo intermediário e silencioso traseiro para os modelos Logan 1.0 16V 2008 e 1.6 16V/8V 2008 e Sandero 1.0/16V 2008, 1.6 8V/16V 2008. Para o Uno Economy 1.0 2009, as novidades são o tubo intermediário anterior com flexível, o tubo intermediário e o silencioso traseiro. Já no caso do Tucson 2.0 16V 2007, os novos produtos são o tubo intermediário anterior com flexível, o catalisador e os silenciosos intermediário e traseiro.
Da L200 Triton (6 cilindros/gasolina) 3.5 V6 2008 e do Vectra 2.0GT/GTX 2.0 – Flex 2008/2009, o lançamento foi o silencioso traseiro. Também passou a produzir o catalisador destinado ao Vectra 2.0 8V- mecânico /automático 94/96 .
A linha de produtos da empresa está disponível no site www.tuperescapamentos.com.br e o lojista Tuper pode passar pedido direto à fábrica através do Pedido Eletrônico Tuper (PET), programa gratuito que está disponível no endereço eletrônico (www.canaltuper.com.br).
Os produtos da Tuper Escapamentos e Catalisadores passam por testes rigorosos de qualidade realizados pelo centro de desenvolvimento para atender às especificações das montadoras e legislações vigentes, tendo as mesmas características dos modelos originais.
Os catalisadores são certificados e possuem o selo do INMETRO estampado na peça, conforme determina a portaria nº 346/2008 do órgão e resolução nº 282/2001 do Conama.
A medida torna obrigatória a comercialização de catalisadores com selo do INMETRO no mercado da reposição a partir de abril, garantindo ao consumidor a aquisição de produto de qualidade, com requisitos estabelecidos por normas e os regulamentos técnicos vigentes.
A inspeção ambiental veicular na cidade de São Paulo torna mais rigorosa a manutenção do sistema de exaustão do veículo formado por tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário e silencioso traseiro. Este ano, além do controle de emissões de poluentes, também será inspecionado o nível de ruído dos escapamentos. Vazamento, partes amassadas e enferrujadas podem comprometer o funcionamento de todo o sistema, elevando o ruído e a emissão de poluentes. Fazer a revisão em uma oficina de confiança é a melhor forma de manter o sistema em boas condições de uso.
Segundo o engenheiro Henry Grosskopf, gerente de Engenharia de Produtos da Tuper, quando é necessário fazer a troca de peças do escapamento, o motorista deve optar por componentes que sejam compatíveis ao modelo do veículo, evitando adaptações que comprometem as características originais dos veículos. “Silenciosos que geram roncos barulhentos não serão permitidos na inspeção”, alerta.