ONG CRIANÇA SEGURA alerta para cuidados nas estradas e com os brinquedinhos dos ovos de chocolate
Texto: Assessoria de Imprensa
Para que a Páscoa seja gostosa e tranquila, a ONG CRIANÇA SEGURA dá dicas para uma viagem segura e brincadeiras saudáveis com as crianças. Com o feriado prolongado, elas podem estar mais expostas a diversos riscos de acidentes em casa e nas estradas. Somente em 2008, 5.106 crianças morreram e 109.241 foram hospitalizadas vítimas de acidentes de acordo com o Ministério da Saúde
Os acidentes de trânsito são a principal causa de mortes, entre todas as outras lesões não-intencionais, de crianças e adolescentes de até 14 anos. Os pequenos só estão protegidos nos automóveis quando transportados em cadeirinhas de segurança instaladas corretamente no banco de trás. O dispositivo de retenção deve ser adequado ao peso e altura da criança e não somente à idade e é obrigatório em todo território nacional desde setembro de 2010, segundo a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito. Bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação devem conter o selo do Inmetro e podem reduzir o risco de morte em 71% em caso de acidente, de acordo com estudos americanos. Portanto, na estrada ou na cidade, a criança deve sempre ser transportada na cadeirinha.
Os brindes que vêm dentro dos ovos de Páscoa também podem gerar riscos. É preciso verificar se há selo do Inmetro e para qual faixa etária o brinquedo é indicado. Peças pequenas podem se soltar e ser engolidas por crianças pequenas, causando sufocação. Outro cuidado está ligado aos materiais utilizados na fabricação dos brinquedos, que devem ser atóxicos. Depois de manuseados por crianças mais velhas, os brinquedinhos devem ser guardados fora do alcance de crianças menores para evitar acidentes.





