Outros
VW segue reinando no mercado nacional
Em busca de segurança, conforto e design, consumidores elevam o percentual de vendas da Volkswagen
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Com a economia estável e o maior poder de compra dos brasileiros, muitos consumidores passaram a realizar o sonho que, em anos anteriores, ficava em segundo plano: a compra do 0Km. Seja através da troca do usado ou da aquisição do primeiro automóvel, o índice de vendas de carros novos vem subindo a cada dia.
Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2010 foram 3,52 milhões de unidades comercializadas, representando um crescimento de 12% em relação a 2009 (3,14 milhões de veículos).
Neste cenário a Volkswagem vem se destacando a cada dia. A montadora alemã bateu recorde de vendas neste primeiro trimestre comercializando 140.880 unidades (crescimento de 6,3% em relação a 2010), enquanto o setor cresceu 0,8%.
Com o novo portfólio de produtos, a marca tem atraído mais consumidores, que buscam design, conforto, desempenho e economia. A Amarok, por exemplo, pick up robusta apresentada ao mercado em 2010 para concorrer com a Hilux e Frontier tem ganhado espaço no segmento e vendeu 942 unidades, nos três primeiros meses de 2011.
Entre os compactos, Fox e Gol continuam na disputa pela preferência nacional, principalmente na compra do 0km. O casal Rogério Costa e Malu Bonetto aproveitou o bom momento econômico para adquirir carro 0Km. “Há tempos pensamos em comprar um carro que atendesse às nossas necessidades”, conta Malu, que afirma utilizar o veículo para o transporte diário e também para viagens mais longas, hábito comum do casal. “No final do ano passado decidimos comprar o modelo Fox pelo conforto e espaço que ele oferece internamente, pois temos estatura alta. Fomos até o Salão do Automóvel para conhecer melhor o modelo e em menos de um mês compramos o carro”, completa Bonetto, proprietária de um Volkswagen Fox 1.6.
No caso do casal, além da utilização do carro para o dia a dia, o conforto também foi um dos fatores que determinou a escolha do modelo. Em outros casos, investimento, design e segurança são critérios que os concessionários mais identificam durante o processo de venda.
Na Caltabiano Volkswagen, 50% dos carros 0km da marca vendidos são Gol e Fox, sendo que 70% dos modelos Fox comercializados têm motor 1.6. Nos últimos anos as montadoras têm investido na produção de modelos com forte apelo ao design. Cores vibrantes passaram a ganhar as ruas, mas os clássicos, preto e prata, ainda correspondem a 50% das vendas.
“Quando o consumidor busca um carro 1.0 ele está considerando o preço, porém os fatores mais comuns que influenciam na decisão da compra é o valor de seguro, custo de manutenção, gastos com combustível e custo do IPVA”, avalia Márcio Mota, gerente comercial da Caltabiano Volkswagen. “Quando a pessoa tem condição de gastar um pouco a mais, o conforto vem em primeiro lugar e então o pacote trio elétrico e ar condicionado ganha espaço. O carro 1.6 torna-se a opção para quem busca custo/benefício e dirigibilidade”, completa o gerente.