Outros
AEA apoia Programa de Proteção ao Pedestre
Texto: Assessoria de Imprensa
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou hoje na cidade de São Paulo (SP), o Programa de Proteção ao Pedestre. O objetivo é fazer com que os motoristas paulistanos parem nas faixas de pedestre quando houver alguém atravessando, comportamento que já deveria ser obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
Para a realização do Programa, a CET mapeou oito pontos da cidade como Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPPs), sendo que hoje a região central da cidade inaugurou a campanha, com orientações para motoristas e pedestres sobre travessias e apresentações teatrais. Inicialmente a campanha tem como foco conscientizar o motorista sobre a importância de respeitar o pedestre que deve atravessar sobre a faixa. Posteriormente, a CET reforçará a fiscalização.
A recente tentativa de mudar comportamentos nas ruas da capital visa reduzir o número de atropelamentos. Para se ter uma ideia, de acordo com a CET, em 2010, das 1.357 vítimas fatais de acidentes de trânsito em São Paulo, metade era de pedestres atropelados.
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) conta com uma comissão de segurança, de técnicos especializados no assunto, à disposição para falar sobre este e outros assuntos voltados à Segurança Veicular Ativa e Passiva.