Outros
Chuva desaba no final e Átila Abreu ganha pela segunda vez na temporada 2011 da Copa Caixa Stock Car
Thiago Camilo fez corrida excepcional no circuito do Velopark, mas foi o segundo, seguido por Ricardo Maurício
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Desde 2008 que um piloto não vencia duas corridas seguidas na Copa Caixa Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro. Neste domingo no Autódromo do Velopark, na quarta etapa do ano, o sorocabano Átila Abreu (AMG Motorsports) quebrou a escrita porque contou com a chuva nas duas últimas voltas, superou Thiago Camilo (Ipiranga RCM) pouco antes da entrada do safety car e repetiu o que havia feito na corrida passada, em Ribeirão Preto. Em terceiro no pódio subiu Ricardo Maurício, que há três temporadas ganhou quatro vezes, sendo duas delas na sequência. Cerca de 30 mil pessoas estiveram no Velopark.
“Eu precisava muito de uma vitória que não fosse em um circuito de rua”, comemorou o novo líder da classificação com 71 pontos, quatro a mais que Thiago Camilo. Cacá Bueno (Red Bull Racing) foi sétimo hoje e chegou aos 55 pontos. Max Wilson (Eurofarma RC), o ponteiro da tabela até o início da prova, largou em último, teve problemas no Velopark e não completou – caiu para quarto (52 pontos).
Com a pista seca, mas algumas nuvens no céu, Átila Abreu saiu em segundo lugar, mas desde o início da prova demonstrou que tinha um bom carro. Nas primeiras voltas, chegou a cair para quarta posição, superado por Ricardo Maurício e por Júlio Campos (Scuderia 111). Thiago Camilo, por sua vez, foi o primeiro a entrar nos boxes para fazer o reabastecimento obrigatório depois da saída do primeiro safety car, ainda na volta 11. “A estratégia já estava definida e foi fundamental para o meu desempenho aqui”, disse Thiago Camilo.
Camilo provou ter escolhido a hora certa da parada. Na volta 20, quando Cláudio Ricci (RZ Crystal Racing) era o líder porque não tinha ido aos boxes ainda, o piloto da RCM Ipiranga já era o segundo e tinha deixado para trás Átila Abreu e Ricardo Maurício. A partir dai, Camilo começou abrir uma boa diferença para os rivais e na volta 27 liderava a corrida com uma boa vantagem para Átila, outro que ganhou a posição nos boxes. A prova continuou movimentada até a segunda intervenção do safety car, por conta do carro de Rodrigo Sperafico (JF Racing), parado em local perigoso.
Parecia que o pódio já estava definido, porque Camilo era cerca de 2 décimos mais rápido que os demais a cada volta. Porém, quando faltava três minutos para o final da corrida, começou a chover forte no circuito do Velopark. Átila Abreu aproveitou a situação, usou o push-to-pass e faturou a liderança. Camilo chegou a superar em seguida o rival, mas a direção de prova já havia sinalizado a terceira entrada do safety car, e o piloto da Ipiranga RCM teve de devolver a posição e se contentar com o segundo posto. Por motivos de segurança, a bandeira quadriculada foi acenada com o carro madrinha na pista.
Apesar da cara amarrada no pódio, Camilo reconheceu o trabalho do vencedor. “O carro de segurança demorou para entrar, e eu estava na frente, com chuva e pneus lisos. O Átila vinha na minha referência e aproveitou quando diminuí a velocidade e fez uma boa manobra para me passar. Depois, consegui ultrapassá-lo de novo, mas a direção pediu para que eu devolvesse a posição. Apesar da luz do painel não ter acendido avisando do safety car, não quero tirar o mérito do Átila ou da equipe dele”, disse o piloto de 26 anos. “Pelo menos estou com a vaga assegurada na Superfinal, e isso era a nossa primeira meta”, admitiu Camilo, dono de 100 largadas na Stock Car.
Ricardo Maurício cruzou em terceiro, depois de ter sofrido forte pressão de Cacá Bueno, que rodou quando tentou ganhar um lugar no pódio. “Acho que muita gente não viu, mas eu quase não larguei por conta de um problema elétrico. A equipe trabalhou rápido antes da formação do grid e deu tudo certo. Comecei a corrida muito rápido, mas depois começou a sair muito de traseira. No final, já estava no limite e não sei se o Cacá iria conseguir me passar, porque ele estava mesmo mais rápido. Estou muito contente com o terceiro lugar”, falou o campeão da categoria.
A próxima etapa da temporada 2011 da Copa Caixa Stock Car está programada para o dia 5 de junho, no Autódromo Internacional de Campo Grande, na capital do Mato Grosso do Sul.
Resultado da quarta etapa da Copa Caixa Stock Car (4 de 12):
1) Átila Abreu, AMG Motorsports (Chevrolet) – 44 voltas, em 48min50s473
2) Thiago Camilo, Ipiranga RCM (Chevrolet) – a 0s768
3) Ricardo Maurício, Eurofarma RC (Chevrolet) – a 1s707
4) Felipe Maluhy, Officer ProGP (Chevrolet) – a 2s588
5) Marcos Gomes, Medley FullTime (Peugeot) – a 3s306
6) Duda Pamplona, Officer ProGP (Chevrolet) – a 7s051
7) Cacá Bueno, Red Bull Racing (Peugeot) – a 8s357
8) Popó Bueno, Comprafacil.com/A.Mattheis (Chevrolet) – a 12s780
9) Diego Nunes, Bassani Racing (Peugeot) – a 14s426
10) Giuliano Losacco, Hot Car Competições (Chevrolet) – a 16s344
11) Ricardo Zonta, RZ Crystal Racing Team (Chevrolet) – a 17s489
12) David Muffato, Itaipava Racing Team (Peugeot) – a 19s408
13) Cláudio Ricci, RZ Crystal Racing Team (Chevrolet) – a 21s093
14) Alan Hellmeister, Scuderia 111 (Peugeot) – a 22s618
15) Denis Navarro, Bassani Racing (Peugeot) – a 26s024
16) Rodrigo Navarro, Qualicorp JF Racing (Peugeot) – a 28s177
17) Tuka Rocha, BMC Vogel Motorsport (Chevrolet) – a 1 volta
18) Xandinho Negrão, Medley FullTime (Peugeot) – a 1 volta
19) Daniel Serra, Red Bull Racing (Peugeot) – a 9 voltas
Excluído:
20) Júlio Campos, Scuderia 111 (Peugeot)
Não completou 75% (33 voltas):
21) Lico Kaesemodel, RCM Motorsport (Chevrolet) – a 13 voltas
22) Valdeno Brito, Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) – a 15 voltas
23) Rodrigo Sperafico, JF Racing (Peugeot) – a 19 voltas
24) Eduardo Leite, Hot Car Competições (Chevrolet) – a 21 voltas
25) Alceu Feldmann, Comprafacil.com/A.Mattheis (Chevrolet) – a 30 voltas
26) Luciano Burti, Itaipava Racing Team (Peugeot) – a 31 voltas
27) Allam Khodair, Blau Vogel Motorsport (Chevrolet) – a 40 voltas
28) Nonô Figueiredo, Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) – a 41 voltas
29) Ricardo Sperafico, AMG Motorsports (Chevrolet) – a 42 voltas
30) Max Wilson, Eurofarma RC (Chevrolet) – a 42 voltas
Volta mais rápida: Thiago Camilo, 55s390 (média: 148.1 km/h) na volta 13
You must be logged in to post a comment Login