Resultado manteve o piloto dentro da zona de classificação para o PlayOff
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Largando no meio do pelotão, a corrida não seria nada fácil para David Muffato, mas ficou ainda mais difícil depois de um toque de um adversário na primeira volta da quarta etapa da temporada da Stock Car, disputada neste domingo (15), no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Ele caiu para último, mas começava ali uma prova de recuperação que daria ao piloto o 12º lugar na bandeira quadriculada, marcando pontos pela terceira vez em quatro corridas em 2011.
O resultado manteve David Muffato na zona de classificação para a fase decisiva do campeonato: ele é o décimo colocado, faltando quatro provas para a definição dos dez participantes do PlayOff. “Consegui me recuperar bem do toque no início da prova, ganhei posições ao longo da corrida e saio daqui com quatro pontos. Sabemos que dava até para conseguir mais, mas foi lucro diante de tudo o que aconteceu na corrida”, contou David Muffato.
O piloto defendeu a decisão da direção de prova, que optou por encerrar a corrida em bandeira amarela, em função das condições da pista, muito molhada. “Ninguém parava na pista. Andando em primeira marcha, eu não conseguia contornar nenhuma curva”, disse David Muffato. Luciano Burti, que largou em terceiro lugar, teve um dia igualmente complicado, mas menos recompensador. As chances dele na corrida acabaram logo na largada.
“Eu não sabia que a primeira largada não seria válida e acabei usando o meu push to pass. Na volta seguinte, quando valeu, eu não podia mais usar, perdi muitas posições e me preocupei apenas em me cuidar. Mas aí, na tomada da curva, acabei ficando preso entre dois pilotos e a pancada que recebi quebrou algo na suspensão e a direção hidráulica”, lamentou Luciano Burti. “E sem a direção hidráulica o carro fica impossível de ser pilotado. As minhas chances já haviam acabado, então minha opção foi fazer algo diferente”.
“Entrei nos boxes e arrisquei colocar pneus de chuva, mas demorou a chover e não foi tão proveitoso. De qualquer forma, dificilmente eu conseguiria me recuperar sem a direção hidráulica”, falou o piloto da Itaipava Racing Team. “O que aconteceu aqui hoje dói mais do que em Ribeirão Preto. Lá, eu consegui entender o erro, mas aqui é mais difícil porque eu não estava tentando nada além de me preservar na primeira curva. O importante é que ainda temos chances no PlayOff e vamos trabalhar para chegar lá”, conclui Luciano Burti. A vitória no Velopark ficou com Átila Abreu.
A próxima etapa da temporada da Stock Car será disputada dia 5 de junho em Campo Grande (MS).
