Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Quatro vitórias consecutivas. O Rali da Itália-Sardenha, quinta etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), confirmou a invencibilidade da Citroën nas provas disputadas em estradas de terra. Os heptacampeões mundiais Sébastien Loeb/Daniel Elena levaram o Citroën DS3 a mais uma vitória, depois de uma disputa eletrizante com a dupla Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen, vice-líder do campeonato. Uma vitória particularmente importante: o resultado da Sardenha permitiu a Loeb/Elena abrir alguns pontos na luta pelo título.
Loeb/Elena lideraram o rali desde o primeiro dia, mas no último precisaram monitorar a vantagem sobre Hirvonen/Lehtinen para chegar à vitória – os finlandeses iniciaram o dia final com apenas 23 segundos de desvantagem. “Não tínhamos escolha: era necessário andar tão forte quanto possível”, afirmou Loeb. “No final, percebi que eles não conseguiam se aproximar muito e pude adotar um ritmo mais tranquilo nos últimos quilômetros.” No resultado final, Hirvonen/Lehtinen terminaram apenas 11,2 segundos atrás de Loeb/Elena.
O resultado do Rali da Itália/Sardenha poderia ter sido ainda melhor para a Citroën. O DS3 da equipe particular de Petter Solberg/Chris Patterson foi o mais rápido no primeiro estágio da prova, mas no segundo um problema mecânico o fez cair para o 10° lugar. Após o oitavo e último estágio do primeiro dia, Solberg/Patterson já ocupavam a segunda colocação, com boas possibilidades de lutar pela vitória. Mas, no segundo dia, um pneu furado no décimo estágio os fez cair para o quarto lugar. Solberg/Patterson subiram para terceiro quando Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, companheiros de Loeb/Elena na equipe Citroën Total WRT, se atrasaram após atingir uma pedra no 16° estágio (o antepenúltimo do dia decisivo). Ogier/Ingrassia conseguiram terminar o rali em quarto lugar.
Rali da Itália-Sardenha – 5 a 8 de maio de 2011
Resultado final
1) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën DS3, 3h45:40.9
2) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Fiesta RS, a 11.2
3) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën DS3, a 23.8
4) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën DS3, a 1:31.5
5) Mads Østberg (Noruega)/Jonas Andersson (Suécia), Ford Fiesta RS, a 2:42.6
6) Daniel Sordo (Espanha)/Carlos del Barrio (Espanha), Mini John Cooper Works, a 3:27.6
7) Ott Tának (Estônia)/Kuldar Sikk (Estônia), Ford Fiesta S2000, a 7:10.9
8) Juho Hanninen (Finlândia)/Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia S2000, a 7:37.6
9) Mattew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Fiesta RS, a 8:00.4
10) Martin Prokop (Rep. Tcheca)/Jan Tomanek (Rep. Tcheca), Ford Fiesta S2000, a 12:33.8
