Texto: Imprensa Fiat
O Grupo Fiat premiou os 41 fornecedores que mais se destacaram no atendimento da Fiat Automóveis, FPT Powertrain Technologies e Iveco ao longo de 2010, em solenidade na noite de ontem (10/05), em São Paulo. Cerca de 600 pessoas foram recebidas pelo presidente do Grupo Fiat na América Latina, C. Belini, e pelo CEO do Fiat Group Purchasing, Osias Galantine, na 22ª. edição da premiação, que teve como tema principal “Qualidade e Inovação: caminhos da competitividade”. Ao saudar os presentes, o presidente Belini destacou que a agilidade, a inovação, a qualidade e a competitividade devem ser temas de atenção permanente para que a cadeia produtiva do setor automobilístico se torne mais robusta, sustentável e de alto valor agregado. “Estas metas devem estar sempre à nossa vista”, afirmou.
Os grandes ganhadores do “Qualitas 5 Estrelas” foram a NGK do Brasil, Petronas Lubrificantes e a Sumidenso, empresas que tiveram o desempenho reconhecido nos últimos cinco anos, com premiações consecutivas no Qualitas. A Lear Corporation foi distinguida com duas Menções Honrosas, nas categorias “Otimização de Valor” e “Responsabilidade Social”, e a TW Espumas foi premiada por ter sido Faixa Ouro no Prêmio Mineiro da Qualidade 2010. Outras 36 empresas receberam os troféus nas categorias Químicos, Elétricos, Metálicos, Materiais Indiretos e Logística (veja a relação completa abaixo).
Ao abrir o evento, Osias Galantine justificou a escolha do tema do Prêmio Qualitas este ano, afirmando que qualidade e inovação são pilares transversais em todos os processos. “Sendo cada vez mais competitivos e inovadores, iremos nos destacar no mercado e nos diferenciar dos concorrentes”, afirmou. Ele alertou para a crescente disputa pelo mercado e disse que “não há espaço para acomodação nem margem para erros, e todos podemos evoluir mais”.
Galantine apresentou dados da consultoria PricewaterhouseCoopers, apontando que, em relação ao Brasil, uma série de países são bem mais competitivos. “Os custos de produção de automóveis no México correspondem a 75% dos brasileiros. Na Índia, esse percentual é de 66% e, na China, 63%”, informou. “É por isto que a qualidade e a inovação se tornam pautas cada vez mais importantes no nosso cotidiano”.
Para fazer frente a estas pressões, a Fiat Group Purchasing (FGP), que reúne as áreas de compras de todas as empresas do Grupo Fiat, está presente na Europa, na América Latina, nos Estados Unidos, na Índia e na China, num total de 16 países. “Nossa previsão é que a FGP realize um total em compras de 27 bilhões de euros em todo o mundo, sendo que a expectativa para a América Latina é de uma participação de 7,9 bilhões de euros nesse montante, sendo 88% na aquisição de materiais diretos e 12% de materiais indiretos e serviços.
Empresas premiadas
A solenidade de premiação dos fornecedores do Grupo Fiat que foram destaque em 2010 contou também com a participação do presidente da CNH,Valentino Rizzioli; do CEO da Iveco América Latina, Marco Mazzu, e do CEO da Fiat Powertrain Technologies, Franco Ciranni, além de executivos das áreas de Compras de todas as empresas do grupo. A seguir, a relação das empresas que receberam o troféu Qualitas Awards 2010 em suas respectivas categorias:
Químicos
Autoplas
Bridgestone do Brasil
HBA Hutchinson
Lear Corporation
Michelin
Petronas Lubrificantes
Pirelli (Centro de Montagem)
Saint Gobain
Elétricos
Chris Cintos
Denso Sistemas Térmicos
Italytec
Moura
NGK do Brasil
Sumidenso
Takata Petri
Valeo
Metálicos
Aethra (Estampados)
ArvinMeritor
Basf (Cerâmica catalítica)
Bosch (Sistema de freios)
Dana
Federal Mogul
Frum
GKN do Brasil
Iochpe Maxion (Rodas e chassis – planta de Cruzeiro – SP)
L. Alberti
Master
Mefro Wheels (Argentina)
Metalúrgica Mardel
Neumayer Tekfor
Sifco
Vottero (Argentina)
ZF do Brasil (Sistemas de transmissão)
Materiais Indiretos
Cemig
Consmetal
Guia Marketing
Omni
SKF Rolamentos
Logística
Jat Transporte e Logística
Sadi





