Para incentivar a adoção do carro elétrico, o prefeito de Londres Boris Johnson anunciou ontem (26), o lançamento de uma rede de recarga para carros elétricos. Para marcar o início da iniciativa, a Nissan, em contrapartida, fornecerá aos proprietários do Nissan LEAF em toda a capital londrina, acesso livre aos pontos de recarga rápidos da cidade, durante 12 meses.
O programa atenderá a todos os proprietários do Nissan LEAF que vivem dentro de 40 milhas de um ponto da rede de recarga e que adquirirem o veículo 100% elétrico da Nissan até 31 de dezembro de 2011. Com a medida, além de economizarem com despesas de abastecimento, os proprietários do Nissan LEAF também não pagarão imposto de circulação ou a taxa de congestionamento de Londres.
A Source London oferece uma rede de pontos públicos de recarga em toda a capital. Para ser membro do programa é necessário ter um cartão, que normalmente custa £100, com acesso a todos os pontos de recarga, independentemente de qualquer bairro em Londres. Uma rede de mais de 1.300 pontos de recarga será instalada até o final de 2013, em ruas residenciais, supermercados, estacionamentos públicos e centros comerciais e de lazer.
O Nissan LEAF começou a ser vendido no Reino Unido em março, além de estar presente em mercados como Estados Unidos e Japão. Alimentado por baterias de íon-lítio, tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga, capaz de se recarregar completamente em 8 horas, ou ainda de ter 80% de carga em apenas 30 minutos.
No Brasil, o Nissan LEAF é o carro oficial do C40 São Paulo e cumpre seu papel sustentável em proporcionar o transporte confortavelmente de até cinco adultos, sem emitir CO2 ou outros gases que contribuem para o efeito estufa. Entre os dias 31 de maio e 3 de junho, São Paulo recebe os prefeitos das maiores cidades do mundo para discutir como enfrentar as mudanças climáticas no planeta, incluindo a adoção de transporte com baixa e zero emissão.





