Um minicarro equipado com dispositivo “kers“, um sedan compacto com inovação no acionamento do alternador, por polia “CVT” para melhor aproveitamento da potência e economia, e uma picape com caçamba basculante são três dos sete projetos que serão apresentados na 47ª Expo MecAut, pelos formandos do curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).
A exposição dos projetos, coordenada pelo professor Edson Esteves, acontece neste dia 16 de junho, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes do campus da FEI – São Bernardo (avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção). Todos os protótipos foram feitos em escala reduzida, entre 50 cm a 90 cm, e fabricados em resina de poliuretano.
O protótipo Altis é um minicarro de dois lugares, com motor flex que tem como principal inovação o sistema regenerativo de energia (um tipo de kers, porém mecânico), que carrega o acumulador durante a frenagem e, com a rotação, libera energia para o motor na hora da aceleração. “A maior vantagem está na economia de combustível. Enquanto um veículo do segmento faz cerca de 800 km com um tanque de combustível de 45 litros, a proposta do Altis é 900 km”, explica o estudante Antonio Dutra Cardoso, 28 anos.
Já a novidade do Arion , um sedan 1.0, com capacidade para cinco ocupantes, é a integração de um sistema de polia variadora de velocidade (CVT) ao alternador no sistema de propulsão. Os estudantes substituíram a polia original do alternador por uma variável visando ganho de potência no motor. “Em testes realizados em dinamômetro de chassi, constatamos que o veículo ganha 11% de potência e 4% de torque, além de melhor desempenho e redução no consumo de combustível”, comenta o aluno Gabriel Rossi Fanti, 24 anos. Segundo estudo do grupo, a inovação se paga após 34 mil km de operação do veículo.
Outro projeto é a caminhonete Kipper , projetada para atender os setores da construção civil e jardinagem, já que a caçamba basculante tem capacidade para carregar 1,5 tonelada. São 400 kg a mais que o concorrente direto disponibiliza. O utilitário foi desenvolvido para dois ocupantes e tem custo estimado em R$ 130 mil.