Benfica aposta na carreira do piloto Simão Ventura, pensando no futuro, e já colhe excelentes resultados de marketing
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
Apostar nas quatro linhas do campo de futebol não é mais o suficiente para ganhar fãs. Os clubes europeus já entendem essa realidade e fazem diversas estratégias para conquistar fãs e ampliar os horizontes de negócios. O Benfica, clube tradicional de Portugal, vem investindo na carreira do jovem piloto de kart Simão Ventura e ganha, com isso, promoção da marca em toda Europa.
Simão Ventura tem apenas nove anos e já é uma jovem promessa do automobilismo internacional. O clube português afirma que o projeto com o piloto é de longo prazo. Na apresentação de Simão, em abril, o diretor do clube, Henrique Conceição, explicou os objetivos do Benfica com o piloto. “É uma aposta no futuro. O fato de Simão ser pequeno e ser uma promessa nos leva a pensar que este projeto poderá durar bastante tempo, mas vamos com calma, o próprio Simão é muito novo e falta definir o que quer para o futuro, mas, neste momento, quer os karts a 100 por centro e o Benfica vai estar do lado dele”, disse Henrique, ao site oficial do clube.
Segundo o piloto, esse projeto se trata de uma contribuição para que ele chegue a Fórmula 1. “Estou muito contente porque gosto muito do Benfica e assim acho que ainda vai me encorajar mais. Quero ser campeão da Fórmula 1 e acho que vou chegar lá com a ajuda do Benfica”, comentou Simão.
Apesar de ser um trabalho pensado para o futuro, o Benfica já vem conseguindo resultados significantes com o piloto, em termos de marketing. O kart europeu conta com a cobertura dos principais veículos de comunicação. No Campeonato Português de Kart, a participação do Benfica vem ampliando o interesse do público e oferece mais um horizonte de negócios para o clube e patrocinadores. Prova disso é que boa parte das marcas que investem no futebol do Benfica também passaram a patrocinar a modalidade kart, ampliando assim, a receita do clube.
Além disso, Simão participa do WSK Master Series, competição internacional que conta com 85 seletos pilotos e é disputado na Itália. Esse evento conta com transmissão da Rai Sport e cobertura de centenas de veículos de comunicação. A inclusão do Benfica é uma aposta inovadora e que também ganha destaque frequentemente nas transmissões e nas coberturas jornalísticas.
Automobilismo e futebol
A destacada aposta do Benfica na carreira de Simão Ventura é mais um caso de sucesso de uma relação muito destacada que já existe entre o futebol e o automobilismo, dois esportes com milhões de fãs pelo mundo e que envolvem uma série de negócios multimilionários. Um grande exemplo disso é a Superleague, fórmula do automobilismo elaborada justamente para clubes de futebol. Idealizada em 2008, a fórmula já contou com mais de 20 clubes envolvidos nas três primeiras temporadas. No Brasil, Flamengo e Corinthians participaram da Superleague.
Porém, o caso mais semelhante com o de Simão Ventura/Benfica é o do kartista potiguar Victor Uchôa/ABC. Atualmente com 10 anos de idade, o natalense compete nos principais eventos de automobilismo e chegou a exibir o escudo do ABC, clube do seu coração, em diversos momentos, apesar de não ter qualquer vínculo oficial com o clube.
Em dois dos momentos mais importantes da curta carreira de Uchôa, o ABC foi lembrado pelo piloto. Em setembro do ano passado, o kartista foi destaque do Esporte Espetacular, após conquistar o título brasileiro. Na matéria, ele cantou o hino oficial do ABC, emocionando o Brasil e, sobretudo, a fanática torcida alvinegra. Em novembro, o kartista teve uma assembléia com o ministro dos esportes, Orlando Silva, e o presenteou com uma camisa do Alvinegro.






