Outros
Ford anuncia novo motor global
A Ford anunciou o lançamento de um motor 1.0 EcoBoost de três cilindros – o menor motor Ford já produzido – e uma transmissão automática de oito velocidades na América do Norte, ampliando a sua liderança em propulsores de baixo consumo. A empresa adiantou também que desenvolveu uma nova transmissão para a sua próxima geração de veículos híbridos, incluindo um modelo “plug-in” a ser lançado em 2012.
A Ford tem hoje 12 veículos líderes em economia de combustível nos respectivos segmentos na América do Norte. “Nos últimos cinco anos, fizemos um investimento recorde em novos motores e tecnologias voltados para a economia de combustível. Hoje, temos a linha de motores mais avançada da indústria. E muitas outras novidades estão a caminho”, diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford.
O menor motor Ford já produzido
Os engenheiros do Centro Técnico da Ford em Dunton, no Reino Unido – centro de excelência da marca para motores pequenos – começaram a desenvolver o novo motor muito antes da recente alta no preço dos combustíveis. Seu objetivo foi desenvolver um motor de três cilindros, supereficiente e tecnicamente avançado, capaz de oferecer o mesmo desempenho de um quatro cilindros mas com muito menos consumo e emissões.
Para isso, eles focaram na otimização da eficiência térmica e na redução de atrito entre as partes móveis internas, especialmente durante o aquecimento, quando o nível de emissões de CO2 e outros poluentes é maior. “O novo motor introduz muitas tecnologias que algum dia poderão fazer parte do DNA dos propulsores Ford”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia Global de Motores da Ford.
O novo motor de três cilindros estará disponível globalmente, nos carros pequenos da Ford, e também terá um papel importante na América do Norte. “Os consumidores estão nos dizendo que querem comprar veículos acessíveis e que rodem mais quilômetros por litro de combustível”, diz Kuzak. “Nosso novo motor 1.0 EcoBoost representa uma nova opção, mais acessível, para os consumidores que buscam a mesma economia de um híbrido.”
O novo EcoBoost 1.0 está em fase de calibração final. Ele terá potência e torque equivalentes, ou melhores, que um motor 1.6 a gasolina com aspiração natural. “Ele é um pequeno dínamo. Pode ser pequeno em tamanho, mas é grande em tecnologia e inovação”, afirma Kuzak.
“Ninguém jamais construiu um motor de três cilindros como este. É um dos motores tecnicamente mais eficientes e avançados que já projetamos e traz uma série de novas tecnologias à linha Ford”, afirma Bakaj.
Como comparação, o novo membro da família global Ford EcoBoost produz praticamente o mesmo deslocamento de uma motocicleta estradeira. A Ford nunca produziu um motor com menos de quatro cilindros.
“Os motoristas vão gostar do novo motor 1.0 EcoBoost pela excelente resposta em baixa rotação, potência, torque e suavidade”, completa. Mais detalhes técnicos e funcionais do novo motor serão apresentados em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha.