A Ford exibe no Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires uma de suas mais recentes inovações para aumentar a eficiência dos motores a combustível: a tecnologia EcoBoost. Presente no Novo Mondeo, a nova geração de motores EcoBoost é capaz de aumentar em cerca de 20% a economia de combustível e reduzir em torno de 15% as emissões de CO2, melhorando ao mesmo tempo a performance de direção. Em poucas palavras, é uma tecnologia que permite obter mais com menos.
São propulsores que aliam as tecnologias de turbocompressão e injeção direta de combustível para oferecer a mesma potência de um bloco maior, mas com o nível de consumo e emissões de um motor pequeno. A tecnologia EcoBoost está sendo introduzida progressivamente em diversos mercados em todo o mundo e continuará a se expandir.
Uma nova tecnologia
O motor EcoBoost reúne três tecnologias de última geração: a injeção direta de combustível, o turbocompressor e o comando variável de válvulas (Ti-VCT). Embora cada uma dessas tecnologias tenha uma potencial vantagem individual, a soma desses três desenvolvimentos permite um processo de combustão muito mais eficiente:
Graças a esse ganho de eficiência, a tecnologia EcoBoost dá aos motoristas a mesma potência de um motor de maior cilindrada, sem as emissões e o gasto de combustível normalmente associados.
Eis exemplos práticos dos benefícios dessa tecnologia:
• Um EcoBoost I-4 de 2 litros é capaz de substituir o tradicional motor V6 aspirado;
• Um EcoBoost I-4 de 1.6 litro é capaz de fazer o mesmo que um volumoso motor I-4 de 2 litros aspirado.