Outros
MVC entrega primeiros conjuntos de bicos para aerogeradores
Componentes são produzidos em São José dos Pinhais (PR) e entregues em Camaçari (BA)
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente à Artecola e à Marcopolo, iniciou o fornecimento de conjuntos de bicos (nose) de aerogeradores (conversores de energia eólica em elétrica) para a Gamesa Eólica Brasil. As primeiras unidades, produzidas na fábrica da MVC em São José dos Pinhais (PR), foram entregues na unidade da fabricante espanhola de sistemas para energia eólica, em Camaçari, na Bahia.
Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, o contrato prevê o fornecimento de 150 conjuntos e representa receita de R$ 5 milhões no primeiro ano. “A nossa participação no segmento de energia eólica é resultado do seu crescimento em todo o mundo e da utilização de materiais e tecnologias de alto desempenho. Desenvolvemos o bico (nose) e, em uma segunda etapa, produziremos também o corpo do gerador, parte integrada ao bico”, explica o executivo.
Os bicos para aerogeradores foram desenvolvidos ao longo dem três meses e serão produzidos pelo processo de infusão com moldes fechados, apropriado para peças grandes – cada bico possui 4,2 m de altura – e alto teor de fibra. O procedimento de fabricação da MVC permite a obtenção de componentes que oferecem padrões de desempenho mais elevados e acabamento superficial, maior resistência a intempéries e melhores propriedades mecânicas (resistência e durabilidade).
A MVC estuda o mercado de energia eólica desde 1998 quando, com apoio do FINEP e da POLÊ de PLASTURGIE (Centro de Tecnologia Francês), desenvolveu um novo conceito para a fabricação, em compósitos, das pás e dos demais componentes. O objetivo do projeto com a Gamesa é abastecer o mercado interno, principalmente os parques eólicos da região Nordeste. “Posteriormente, ampliaremos o nosso fornecimento para outras regiões e países.” ressalta Gilmar.

