Fuscas estilizados estarão espalhados pelos principais pontos turísticos da cidade no dia 19 de junho e, depois, permanecerão expostos no shopping até o dia 26
Texto: Assessoria de Imprensa
Este ano, o calendário em comemoração ao aniversário de Ribeirão Preto traz um evento inédito: a 1ª Fusca Parade do Brasil. Idealizado a partir do carro-ícone, o evento terá 10 fuscas estilizados expostos nos principais pontos turísticos de Ribeirão Preto no dia 19 de junho – dia em que a cidade completa 155 anos.
Cada um dos carros remeterá a temas relacionados à cidade e a elementos presentes na vida dos ribeirãopretanos, como Internet, meio ambiente, agronegócio, lazer, esportes, história, e cultura local. Os Fuscas estarão estacionados nos principais pontos turísticos da cidade.
Em seguida, os carros poderão ser vistos na entrada principal do RibeirãoShopping, permanecendo no local até o dia 26, data do Encontro de Colecionadores de Fuscas e Similares, do Auto Mogiana Clube de Veículos Antigos e Especiais de Ribeirão Preto e Região.
“Criamos um evento diferenciado e inovador, que destaca os principais cartões-portais de Ribeirão Preto e, ao mesmo tempo, remete à nostalgia do Fusca, um carro presente no imaginário de todos nós”, explica o gerente de marketing do RibeirãoShopping Marcos Botelho.
História
A primeira importação do chamado Volkswagen Sedan para o Brasil foi em 1950 mas o primeiro modelo produzido em terras brasileiras, saiu da fábrica de São Bernardo do Campo dia 3 janeiro de 1959. O carro era equipado com um motor de quatro cilindros, refrigerado a ar com 36cv de potência. O consumo era de 10km/litro de gasolina e a velocidade máxima chegava a 110 km/h. O apelido que o Volkswagen Sedan ganhou dos brasileiros, “Fusca” se tornou o nome oficial do carro apenas em 1983.
A Volkswagen do Brasil tirou o carro de linha em 1986, mas em 1993 ele voltou a ser produzido por sugestão do então presidente Itamar Franco. A volta do “Fusca Itamar”, entretanto, durou pouco e o carro deixou de ser produzido em 1996. O último país a deixar de produzi-lo foi o México, em 2003. Em todo o mundo foram produzidos mais de 21,5 milhões de Fuscas sendo aproximadamente 3,7 milhões no Brasil.
