Iveco
Connect with us

Outros

Tuper inaugura linhas de produção com tecnologia inovadora

Published

on

Fabricante nacional investiu R$ 24 milhões em nova unidade
Texto: Assessoria de Imprensa
Com a inauguração de suas novas linhas de produção para a fabricação de peças destinadas ao setor automotivo, dia 16 de junho, a Tuper passa a ser a única empresa brasileira a produzir sistemas de pós-tratamento de gases de exaustão para veículos comerciais que irão atender às exigentes normas estabelecidas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve P7, do Ministério do Meio Ambiente, equivalente à norma europeia Euro V.
A empresa, com sede em São Bento do Sul, investiu R$ 24 milhões na construção de 4.360 m2 de área e na aquisição de alta tecnologia, incluindo 15 robôs de última geração. Ainda nesse semestre, inicia o fornecimento de componentes para o sistema de pós-tratamento de gases para a linha de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz.
A segunda linha de produção irá fabricar catalisadores integrados ao coletor de escape, que trabalha na redução de emissões geradas pelo motor do carro. Essa nova peça será usada, a partir do segundo semestre deste ano, no novo veículo global da montadora GM. Essa nova linha de produção conta, além de máquinas importadas, com equipamentos projetados e produzidos na própria Tuper.
As novas linhas de produção integram a estrutura industrial da Tuper Sistemas de Exaustão, unidade de negócios voltada ao atendimento do mercado original – OEM. Para cumprir as novas exigências da legislação do Proconve, que entram em vigor a partir de 2012, houve um avanço tecnológico nos componentes do sistema de exaustão dos caminhões.
O desenvolvimento da tecnologia exigiu 20 mil horas de trabalho, durante mais de dois anos, em conjunto com a Mercedes-Benz e fornecedores de diversos países. Parte da equipe realizou treinamento na Europa para se aperfeiçoar. “A evolução da tecnologia que estamos oferecendo ao mercado automotivo comprova nossa capacidade e disposição para garantir excelência no atendimento”, destaca o diretor-presidente da Tuper, Frank Bollmann.
Advertisement