A Renault Sport F1, divisão de F1™ da Renault, será fornecedora da equipe AT&T Williams dos seus blocos de motor V8, campeões mundiais, para as temporadas de 2012 e 2013. Além do fornecimento dos seus motores de Fórmula 1, a aliança formada novamente inclui várias outras oportunidades comerciais e de marketing, com a possibilidade de prorrogação após o lançamento, em 2014, do futuro motor V6 turbo, que são econômicos em termos de energia.
Esta parceria é uma excelente oportunidade, tanto para a Renault Sport F1 quanto para a AT&T Williams. A Aliança anglo-francesa original conheceu vários sucessos entre 1989 e 1997, tendo em seu currículo quatro títulos do Campeonato Mundial de Pilotos, cinco títulos do Mundial de Construtores e 63 vitórias em corridas. Ela também produziu as imagens mais provocadoras dos anos 90, incluindo a vitória de Nigel Mansell no Grande Prêmio da Inglaterra, em 1992, o quarto título mundial de Alain Prost e os clássicos duelos entre Damon Hill, Jacques Villeneuve e Michael Schumacher.
Bernard Rey, Presidente da Renault Sport F1, comentou: “A Renault continua na F1 para um sucesso rentável, e a parceria com a Williams tem um potencial real para completar os bons resultados que conquistamos nestes últimos anos, com nossas três outras equipes parceiras. Recentemente, a Williams tomou várias medidas coerentes, tanto comercial quanto tecnicamente, de forma a atualizar os seus processos operacionais; acreditamos que esta parceria representa uma nova etapa importante na aplicação de seu plano de austeridade. Ela confirma o quanto a equipe está determinada a obter resultados, o que corresponde perfeitamente aos nossos próprios objetivos.
A partir de 2012, o fato de trabalharmos com quatro parceiros nos coloca à frente das outras fabricantes de motores em termos de participação de mercado, mas, fora das pistas, isso também nos permitirá utilizar mais amplamente a F1 como uma estratégia de marketing para a marca Renault, a fim de trazer esta associação aos nossos fãs e clientes de todo o mundo.
É claro que também existe um grande orgulho por fazer reviver o nome Williams-Renault. Juntos, produzimos carros de corrida reconhecidos por sua inovação técnica, e isso continua sendo o período mais proveitoso da Renault na F1™ até hoje ia. É uma oportunidade extremamente grandiosa para as duas companhias, Renault e Williams.”
Frank Williams, chefe da escuderia AT&T Williams, completou: “Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com a nossa nova parceria com a Renault. Isso alia a nossa equipe de F1™ com uma montadora de automóveis líder e completa nossa nova relação com a Jaguar. Aproveitamos para agradecer a Cosworth, que foi um parceiro fiel e confiável, tanto nas pistas como fora delas durante estes dois últimos anos, e estamos ansiosos para voltar a trabalhar com eles no futuro, em qualquer de nossas atividades.
Nossa relação anterior com a Renault foi uma das mais bem-sucedidas na história da Williams, mas não queremos nos voltar demais para o passado. Temos que olhar para o futuro e continuar a reconstruir nossa reputação nas pistas, que o anúncio de hoje certamente irá ajudar – tenho certeza disso.”
Sobre a parceria da Williams-Renault
Foi o primeiro dos quatro títulos de pilotos da parceria, tendo os outros acontecido em 1993 (Prost), 1996 (Hill) e 1996 (Villeneuve), além de cinco títulos de construtores (1992, 1993, 1994, 1996 e 1997).
Fora da F1, a Williams e a Renault também trabalharam em conjunto em um projeto de carro de turismo, para o qual veículos Renault Laguna foram produzidos para participar do Campeonato Britânico da Categoria Turismo. Mais uma vez, o sucesso veio rapidamente e a parceria ficou com os três títulos de 1997: os troféus de pilotos, construtores e equipes. A parceria também desenvolveu e construiu o emblemático Renault Clio Williams, um dos compactos possantes mais apreciados de sua geração.
Sobre a Renault Sport F1
Sobre a Williams Grand Prix Holdings PLC
O Grupo emprega aproximadamente 500 pessoas, através de todas as suas atividades. Hoje, os seus lucros são quase exclusivamente provenientes de sua Divisão Fórmula Um, incluindo o aporte de seus patrocinadores pagantes, assim como a parte da escuderia sobre os lucros provenientes de direitos comerciais na Fórmula Um. O objetivo do Grupo é se tornar uma escuderia da Fórmula Um capaz de vencer o Campeonato e uma empresa de tecnologia de classe mundial, gerando retornos estáveis sobre os investimentos para os acionistas através do ciclo econômico.
Williams Grand Prix Engineering Limited
A escuderia AT&T Williams é uma das equipes de Fórmula 1 mais integradas verticalmente, com instalações de desenvolvimento e produção de primeira classe, localizadas em sua planta de 33 hectares em Oxfordshire, na Inglaterra.
A Williams Grand Prix Engineering Limited tem o objetivo de gerar lucros substanciais através da exploração de sua marca, propriedade intelectual e desenvolvimento rápido de competências em projetos não relacionados à Fórmula Um.
Williams Technology Centre, Qatar
Williams Hybrid Power Limited