O sistema pode ser aplicado em todos os tipos de motores do ciclo Diesel, seja no segmento de veículos pesados ou leves
Texto: Assessoria de Imprensa
Durante o 1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte, evento que está sendo realizado pela Fetranspor, hoje e amanhã, o sistema Bosch GNV+Diesel é um dos temas do painel “Impactos da Substituição do Diesel por Gás Natural no Transporte Pesado”. O representante da Bosch no evento é Mário Massagardi, diretor de Vendas e Engenharia da di visão Diesel Systems da Robert Bosch América Latina.
O GNV+Diesel, tecnologia bicombustível (Flex) desenvolvida pela Bosch no Brasil, equipa o Volksbus da MAN Latin America que foi apresentado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, em maio desse ano, e que está em fase de testes na capital fluminense.
O sistema permite a utilização de GNV (Gás Natural Veicular) em motores de ciclo Diesel. A substituição do diesel pelo gás natural é de até 90%, mantendo a mesma potência e nível de consumo do motor Diesel. Com isso, a economia com o custo de combustível é uma das vantagens para o usuário, pois, o GNV é um combustível geralmente mais barato que o diesel.
Essa nova tecnologia pode ser aplicada em todos os tipos de motores do ciclo Diesel, seja no segmento de veículos pesados ou leves. Além do GNV, o sistema é compatível também com GNL (Gás Natural Liquefeito) e Bio-Metano. Grandes montadoras e diversos mercados têm demonstrado interesse por essa inova ção.
A flexibilidade para uso de gás natural ou diesel é uma das grandes vantagens desse sistema. “Como nos carros flex, com o GNV+Diesel o usuário pode escolher, a qualquer momento, o combustível que deseja utilizar, considerando fatores como disponibilidade ou vantagem no preço”, afirma Massagardi.
Meio Ambiente
Os testes realizados pela Bosch também comprovam que há ganhos ambientais na utilização do GNV+Diesel e que essa nova tecnologia atenderá, com vantagens, os parâmetros futuros previstos pela legislação ambiental. A redução de particulados pode chegar a 80% e há um forte potencial de redução de NOx (Óxido de Nitrogênio). Além disso, a utilização do novo sistema permite a redução de aproximadamente 20% na emissão de CO2 (Dióxido de Carbono), quando comparado ao motor trabalhando apenas com diesel.
Serviço:
1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte
Dias 26 e 27 de julho de 2011
Local: Centro de Convenções Sul A mérica
Joaquim Palhares, s/n ¿ Cidade Nova ¿ Rio de Janeiro-RJ
Painel: “Impactos da Substituição do Diesel pelo Gás Natural no Transporte Pesado”
Data/horário: 26/07/11 às 11h
