FPT
Connect with us

Outros

Fiat anuncia nomeações após aquisição da participação acionária majoritária no grupo Chrysler

Published

on

Mudanças organizacionais entram em vigor em 1º de setembro de 2011

Texto: Assessoria de Imprensa
Advertisement

Como resultado da aquisição da participação acionária majoritária no grupo Chrysler e de modo consistente com o objetivo de melhorar a integração operacional do Grupo Fiat e da Chrysler, a sociedade anuncia a formação de um Conselho Executivo do Grupo (GEC – Group Executive Council), semelhante ao administrado pela Fiat até a reversão da incorporação das atividades da Fiat Industrial.

O GEC é o mais elevado corpo executivo de tomada de decisão dentro da Fiat além de seu Conselho Diretor°. É a instância responsável por analisar o desempenho operacional dos negócios, pela definição de metas de desempenho, tomando decisões estratégicas e investimentos para o Grupo e compartilhando as melhores práticas, incluindo o desenvolvimento e implantação de principais recursos humanos.

O GEC terá quatro grupos principais. O primeiro é composto por quatro Grupos Regionais de Operações voltados para a fabricação e vendas de automóveis, além de peças e serviços (MOPAR), componentes automotivos (principalmente Magneti Marelli) e sistemas de produção e fundição (Teksid e Comau). Cada um será de responsabilidade de um diretor operacional (COO), que irá administrar a organização por meio de uma equipe de gerenciamento regional (cuja composição será anunciada antes de 1º de setembro). Os COOs são responsáveis pelos lucros e perdas da sua região/negócios,gerenciamento dos recursos regionais, incluindo atividades de fabricação e comerciais.

Advertisement

Os COOs nomeados para o GEC são os seguintes:

NAFTA (incluindo Chrysler): Sergio Marchionne
Europa, África e Oriente Médio: Gianni Coda
América Latina: Cledorvino Belini
Ásia: Michael Manley
Peças e Serviços (MOPAR): Pietro Gorlier
Componentes (Magneti Marelli):Eugenio Razelli
Teksid / Comau: Riccardo Tarantini

O segundo grupo reflete o foco e ênfase do Grupo em suas marcas. Cada uma das marcas globais ou potencialmente global é representado no GEC e sua responsabilidade será a de melhorar e desenvolver um portfólio apropriado de marcas e auxiliar no desenvolvimento de estratégias comercial e de marketing adequadas em cada uma das regiões operacionais do Grupo.

Advertisement

Os chefes de marcas nomeados para o GEC são as seguintes:

Fiat: Olivier François
Veículos comerciais: Lorenzo Sistino
Alfa/Abarth/Maserati: Harald Wester
Lancia/Chrysler: Saad Chehab
Jeep: Michael Manley
Dodge: Reid Bigland

Eles serão apoiados por um Chief Creative Officer, Olivier François.

Advertisement

O terceiro grupo é composto por líderes de processos industriais, que irão administrar a consistência e rigor em todas as regiões de operação e otimizar as escolhas de alocação de capital do grupo que terão de fazer nos anos que virão.

Chief Technology Officer: Harald Wester
Design: Lorenzo Ramaciotti
Tecnologia de Fabricação e Coordenação: Stefan Ketter
Compras em grupo: Vilmar Fistarol
Qualidade: Doug Betts
Coordenador de conjuntos motrizes: Bob Lee
Gerenciamento de Portfólio de Produtos: Mark Chernoby

O último grupo é composto por funções apoio,corporativas e vinculadas à sustentabilidade.

Advertisement

Desenvolvimento de Negócios: Alfredo Altavilla
Fiat Services & Holdings: Alessandro Baldi
Diretor Financeiro: Richard Palmer
Diretor de Recursos Humanos: Linda Knoll

O GEC terá Alessandro Baldi como coordenador executivo.

“Agora chegou o momento certo para pisar no acelerador da integração Fiat-Chrysler”, disse Sergio Marchionne, CEO da Fiat e Chrysler.

Advertisement
“Essas nomeações são o resultado de um amplo processo de avaliação da capacidade técnica e de liderança das pessoas que foram nomeadas para o GEC. Mas igualmente importante é o fato de que eles refletem a natureza multicultural geograficamente diversificada de nossos negócios. Reconhecemos nesses líderes o futuro da Fiat-Chrysler como um participante eficiente e multirregional em um mercado global de automóveis.

É um privilégio para mim ter a oportunidade de liderar este grupo de pessoas e vê-los crescer, observar como eles transformam o desafio em sucesso e fé em si mesmos e o que podem alcançar”.

Advertisement
Advertisement