Outros
MAN Latin America investe na capacitação profissional de pessoas com deficiência
Programa Novos Horizontes contratará profissionais e custeará formação acadêmica
Texto: Assessoria de Imprensa
A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, vai investir na capacitação de profissionais com deficiência, visando incentivar cada vez mais a diversidade em sua força de trabalho. A empresa selecionou 22 jovens com pouca experiência, mas com determinação para assumir novos desafios, para trabalhar em suas operações e arcará com os estudos necessários para sua formação acadêmica.
O objetivo do programa Novos Horizontes é contribuir para a inclusão social dessas pessoas, a partir de oportunidades de desenvolvimento profissional. O anúncio oficial do programa pela diretoria da empresa ocorreu hoje com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e do prefeito de Resende (RJ), José Rechuan Jr., na fábrica de Resende. “Acreditamos no potencial profissional desses jovens e esperamos com essa iniciativa colaborar para sua integração social”, ressalta Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
“Contratar e incluir deficientes significa em primeiro lugar cumprir a lei, e, mais do que isso, significa acreditar no potencial das pessoas. Qualificar mão de obra é o caminho para o Brasil continuar crescendo e gerando empregos. A iniciativa de juntar estas duas causas, por meio do programa Novos Horizontes, mostra que a MAN Latin America está atenta e sensível às necessidades dos trabalhadores”, elogia Lupi.
Executivos das mais diversas áreas vão assumir o papel de tutores desses novos colaboradores dentro da empresa. Os jovens também receberão treinamentos para ambientação ao mundo corporativo, aprendendo assim como lidar com aspectos da rotina de trabalho, como informática e comunicação. A empresa também desenvolveu um esforço de conscientização e integração com as equipes que recebrão os novos contratados.
A contratação de pessoas com deficiência é obrigatória por lei, mas a falta de mão de obra qualificada muitas vezes cria barreiras ao atendimento da norma. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego relacionados ao ano de 2010, dos 306 mil empregos ocupados por esses profissionais, 121 mil concluíram o ensino médio, seguido por 41 mil com nível fundamental. Apenas 37 mil têm diploma universitário. “Atentos a essa realidade, nós, da MAN Latin America, decidimos investir na capacitação dessas pessoas para transpor tanto a dificuldade que eles encontram de acesso à formação acadêmica, como a nossa em encontrar mão de obra qualificada”, afirma Cortes.
Novas vagas
A MAN Latin America disponibiliza em seu site (www.man-la.com/trabalhe-conosco) uma área para que os interessados em trabalhar na companhia se cadastrem. Pessoas com deficiência podem participar do processo seletivo. Atualmente há vagas para engenheiros, compradores, analistas financeiro e de logística, consultores de marketing e de planejamento, além de inspetores de qualidade.
Oportunidades para jovens carentes
As empresas do Consórcio Modular, que fazem parte do processo produtivo da MAN Latin America, também vão dar a oportunidade do primeiro emprego a 14 jovens carentes da região. Trata-se do projeto Formare, que capacita futuros profissionais para integrarem o quadro das empresas. Após um ano de estudos e projetos práticos, os jovens receberam a graduação no curso, nesta segunda-feira, e já estão contratados por uma das sete empresas do Consórcio Modular.
Sobre a MAN Latin America
A MAN Latin America foi criada oficialmente em 16 de março de 2009, com a aquisição da Volkswagen Caminhões e Ônibus pela MAN SE (empresa mãe do Grupo MAN). No Brasil, os veículos da MAN Latin America são montados na cidade de Resende (RJ). A fábrica possui hoje quase sete mil colaboradores e uma capacidade total de produção de 82 mil veículos por ano. É a maior fabricante de caminhões e a segunda maior de ônibus da América do Sul.
Em 2010, foram emplacados 45.319 caminhões da marca Volkswagen, assegurando a liderança tanto no segmento acima de cinco toneladas, com 29,1% de participação, quanto no mercado com mais de 3,5 toneladas, com 28,7%. A diferença em relação à marca segunda colocada foi superior a 4.400 unidades. Em ônibus, a linha Volksbus assegurou a vice-liderança em licenciamentos, com 7.523 licenciamentos, participação de 28,7% e aumento de 23% em relação a 2009.