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MAN Latin America testará o Ultra Clean Diesel no Brasil
Acordo com a empresa de biotecnologia LS9 prevê testes pioneiros no mundo com motores e veículos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus
Texto: Assessoria de Imprensa
Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, acaba de assinar uma carta de intenções com a empresa norte-americana de biotecnologia LS9 para testes do Ultra CleanTM Diesel, um biodiesel mais avançado que os hoje testados no Brasil, em caminhões e ônibus Volkswagen. Pioneira no desenvolvimento do biodiesel e da tecnologia flex GNV + Diesel no Brasil, a montadora será também a primeira no mundo a testar a nova solução, mais simples e de menor custo que os biocombustíveis já desenvolvidos com matérias-primas de origem vegetal. “Queremos oferecer mais alternativas de combustíveis renováveis e alternativos para nossos clientes aqui e no exterior”, diz Cortes.
O Ultra CleanTM Diesel é produzido a partir da fermentação de açúcares de plantas e através da biossíntese do ácido graxo graças à ação de bactérias modificadas geneticamente. É um processo biotecnológico bastante eficiente na conversão de açúcares em biocombustíveis porque dispensa etapas industriais extras, com menores custos de produção. E é mais avançado porque tem melhor combustão, suporta períodos mais longos de armazenagem e não cristaliza quando utilizado em menor temperatura ambiente.
Somam-se a essas inovações as vantagens já conhecidas do biodiesel: o biocombustível da LS9 não contém benzeno e tem baixíssimos teores de enxofre (ambas as substâncias estão presentes no óleo diesel convencional e são nocivas à saúde). “A sociedade e o poder público querem mais garantias à preservação ambiental, dando preferência crescente ao uso de combustíveis renováveis em frotas de transporte público, por exemplo. Por isso estamos abrindo o leque de possibilidades com o Ultra CleanTM Diesel”, explica o presidente da MAN Latin America.
Tecnologia e testes
Sediada em San Francisco (EUA), a LS9 propôs a parceria à MAN Latin America devido ao avanço de suas pesquisas em biocombustíveis no Brasil. Especializada em biotecnologia, a empresa fornecerá seu combustível para início dos testes e avalia a possibilidade de produzi-lo no Brasil, mais perto do mercado potencial de veículos comerciais e das fontes de matéria-prima.
A primeira fase de testes, prevista para o segundo semestre de 2011, prevê testes em bancada dinamométrica com motores utilizados nos caminhões e ônibus Volkswagen, avaliando nível de emissões, desempenho (torque, potência e consumo específico) e durabilidade acelerada. Serão avaliadas diferentes misturas de biodiesel da LS9 ao óleo diesel convencional, além do biocombustível puro. Na sequência, já em 2012, a Engenharia da MAN Latin America realizará testes de campo com caminhões e ônibus Volkswagen durante 12 meses.
“A cooperação com a MAN Latin America reforça nosso compromisso de produzir biocombustíveis com boa relação custo-benefício e alta qualidade, além de amplamente sustentáveis e renováveis para oferta a clientes globais”, diz Ed Dineen, presidente da LS9.
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