Subsidiária da líder global em vedação recebe 200 inscrições para o curso gratuito que oferece para jovens de Diadema
Texto: Assessoria de Imprensa
A Freudenberg-NOK América do Sul, subsidiária da líder global em vedação, deu início à terceira edição do curso profissionalizante gratuito que oferece para jovens de Diadema (SP), o “Aprender para Transformar”. Neste ano, a empresa comemora o recorde de inscrição de 200 jovens para preencher as 40 vagas das duas turmas (manhã e tarde), o dobro do ano passado. Entre os professores, também houve recorde, com um total de 55 educadores voluntários inscritos, entre profissionais de dentro e de fora da organização – uma novidade deste ano. “Consideramos a educação um fator fundamental para a inserção no mercado de trabalho. Por isso, estamos satisfeitos com o sucesso do programa em nossa comunidade, pois mostra que estamos alcançando o objetivo de melhorar as perspectivas de futuro dos jovens da nossa região”, comenta Luiz Freitas, diretor de marketing da companhia.
Para Freitas, outro ponto representativo do sucesso do curso é que os jovens da comunidade já percebem a oportunidade de absorverem conhecimento por meio de contato com executivos de diversas áreas dentro do próprio ambiente de trabalho em que estarão inseridos no futuro. “O perfil dos inscritos vem mudando. Percebemos interesse de alunos cada vez mais motivados em buscar bagagem cultural para o desenvolvimento profissional. Neste ano, inclusive, contamos até com um participante que cursa Faculdade de Administração na FEI”, informa.
Das versões anteriores, Freitas conta que participaram um total de 70 jovens, dos quais 12 foram contratados pela própria companhia, em várias áreas. Um deles é Vinícius Galazine, de 16 anos e aluno do segundo do ensino médio, que atua no departamento financeiro da empresa. “Sempre gostei de matemática e isso me facilitou a me destacar nesta área”, afirma Galazine que, no momento, se esforça para realizar todos os seus planos. “Quero me estabilizar na Freudenberg-NOK e, em breve, cursar a faculdade de administração para abrir o meu próprio negócio no futuro”, conta o jovem empreendedor.
Atuando no mesmo departamento está Renan Augusto de Oliveira, de 18 anos e aluno do segundo ano do curso de Engenharia de Computação da Fundação Santo André. “Sempre tive muita facilidade com matemática e isso me ajudou a me destacar neste curso da Freudenberg-NOK, que é muito abrangente e me trouxe oportunidade de ampliar os conhecimentos em diversas áreas. E isso é muito importante, pois os aprendizados novos são sempre muito bem-vindos”, comenta Oliveira.
Conteúdo programático com foco no mercado de trabalho
As aulas do “Aprender para Transformar” englobam temas ligados à qualificação técnica e assuntos relacionados à indústria, gestão, negócios, administração, recursos humanos, marketing, comunicação, entre outros. “Um tema técnico de mecânica, por exemplo, é abordado por um especialista. O mesmo ocorre com as outras aulas. Com isso, os alunos têm oportunidade real de contato com os executivos e podem absorver conhecimentos e experiências diferentes”, informa George Rugitsky, presidente da empresa.
Rugitsky ressalta ainda que o fato de o curso ser realizado nas instalações da própria empresa possibilita aos participantes uma vivência real dos temas vistos em aula. “Procuramos proporcionar aos alunos conhecimentos aliados a referências concretas do ambiente profissional que eles encontrarão ao longo de suas carreiras. Por isso, montamos um programa abrangente, que oferece uma diversidade de experiências para possibilitar, sobretudo, melhor nível de renda nos primeiros anos de atividade remunerada destes jovens”, comenta.
