Outros
Alpha Esportes: Citroën chega a 78ª vitória no Campeonato Mundial de Rali
Os cinco Citroën DS3 inscritos terminaram nos dez primeiros lugares
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A maior vencedora de todos os tempos no Campeonato Mundial de Rali (WRC). A vitória da dupla francesa Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (sublinhada pelo segundo lugar de Sébastien Loeb/Daniel Elena) transformou o Rali da Alemanha, oitava etapa da temporada de 2011, em um triunfo histórico para a Citroën, que ultrapassou a antiga detentora do recorde (Ford). Foi a oitava vitória consecutiva do Citroën DS3 no ano.
No começo da prova, tudo indicava que Loeb/Elena caminhariam para mais uma vitória. Mas um pneu furado no último estágio do segundo dia mudou a história da prova. O tempo perdido (cerca de um minuto) não pôde ser mais recuperado e, no dia final, Ogier/Ingrassia tiveram somente a tarefa de levar o Citroën DS3 à bandeirada da vitória, 40 segundos à frente de Loeb/Elena. O que não significa que a dobradinha da Citroën tenha sido tranquila. O tempo incerto, com chuva em vários trechos das estradas alemãs, transformou a escolha dos pneus em um fator decisivo. No final do último dia, a grande vantagem acumulada pelas duplas da Citroën Total sobre os rivais permitiu um andamento sem maiores riscos.
“Procurei me manter no meio da estrada, sem ‘cortar’ as tangências, para evitar furos”, comentou Ogier após a prova. “Estou muito feliz com esta vitória. Ela me motiva bastante para as etapas finais do campeonato. Não estamos na melhor posição, mas vou lutar enquanto tiver uma chance de ser campeão”, assegurou o vencedor. Loeb e Elena, por sua vez, lamentaram a perda da invencibilidade no Rali da Alemanha – até 2010, eles eram os únicos vencedores da prova desde que ela foi incorporada ao calendário do WRC, em 2003. “Depois de oito vitórias seguidas nesta prova, não há como ficar satisfeito com o segundo lugar”, afirmou Loeb, misturando um tom sério com outro mais descontraído. “Tenho dito nos últimos anos que um dia essa série de vitórias chegaria ao fim. Chegou! Faltou sorte, mas isto são corridas. Matematicamente, o segundo lugar e os pontos do Power Stage foram importantes para o campeonato.”
Os três Citroën DS3 inscritos por equipes particulares terminaram a prova entre os dez primeiros colocados. Petter Solberg/Chris Patterson foram os quintos colocados, imediatamente à frente de Kimi Räikkönen/Kaj Lindstrom. Peter van Merksteijn/Erwin Mombaerts marcaram seus primeiros pontos na temporada ao terminar em nono.
“Foi um excelente resultado. Estou satisfeito com a manutenção da invencibilidade da Citroën no Rali da Alemanha”, acrescentou Jean-Marc Gales, gerente de Marcas do Grupo PSA. “Além disso, batemos dois recordes com a oitava vitória seguida na temporada e o recorde histórico de vitórias no WRC, além de ficarmos mais perto de conquistar os títulos mundiais de Pilotos e Fabricantes.”

