Connect with us

Outros

Alpha Notícias: Mitsubishi apresenta a nova Triton SR

Published

on

É a primeira vez que o público verá o modelo Triton SR que começa a ser comercializado nesta segunda-feira

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Advertisement

Depois de vencer o Rally dos Sertões no ano passado com o protótipo Triton SR, baseado na picape L200, a Mitsubishi apresenta durante a edição 2011 do principal rali das Américas uma versão comercial, de série limitada, para atender preferencialmente ao público de competições.

Ao invés de fazer um evento de lançamento, a montadora acredita tanto no sucesso e qualidade da nova Triton SR que aproveitará a prova deste ano, que começa nesta terça-feira (09/8), em Goiânia (GO), para inscrever oficialmente o modelo na dura competição, que será conduzido pela dupla Reinaldo Varela e Eduardo Bampi, na categoria Pró Etanol.

“Já conheço bem esta picape e até lidero a Mitsubishi Cup utilizando o modelo que gerou esta versão. O Sertões deste ano parece que vai exigir principalmente um equipamento resistente, mas com boa velocidade. Então, estamos com o carro certo”, confia o experiente piloto, que já terminou nove vezes entre os quatro primeiros na Geral no Rally dos Sertões.

Advertisement

Foi tudo muito bem projetado e elaborado nesta nova L200 Triton SR. Tem mais detalhes de acabamento, instrumentos desenvolvidos para melhor leitura, melhor posicionamento da instrumentação, painel com camurça, interior pintado de preto e cinza para melhor visualização interna, e está muito mais robusta.

Com motor a etanol V6 de 3.5 litros, 24 válvulas, que desenvolve 210 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 335 Nm a 3.500 rpm, a nova Triton RS é uma forte candidata ao título de campeão do Rally dos Sertões, uma vez que recebeu melhorias no propulsor, em relação ao modelo anterior.

O destaque é o conjunto de suspensão, independente nas quatro rodas, sendo na dianteira com braços triangulares, dois amortecedores hidráulicos reguláveis Ohlins e duas molas principais Eibach, por roda, e na traseira, com braço superior triangular e barras tensoras inferiores, dois amortecedores hidráulicos reguláveis Ohlins e duas molas principais Eibach, por roda.

Advertisement

O resultado é um carro muito bem equilibrado. Na pista de cross country da fábrica, foi possível avaliar o comportamento dinâmico da Triton SR que surpreendeu até mesmo o experiente piloto.

“Tudo é maravilhoso neste carro. É fácil de dirigir, aguenta bem o tranco. Não tem comparação com qualquer carro que já dirigi nestes 29 anos de rali. Com o pacote técnico que terei, pretendo brigar pela vitória na categoria Pro-Etanol, onde já lidero o campeonato brasileiro”, planeja Reinaldo Varela, que vai participar de sua 300ª corrida no automobilismo e poderá alcançar a sua 100ª vitória.

Produzido sobre plataforma de chassi tubular de aço carbono sem costura, com carroceria de fibra de vidro (cabine, portas, capô, porção frontal incorporando o pára-choque e laterais da caçamba) e policarbonato (janelas laterais), a picape Triton SR vem ainda com transmissão manual de cinco velocidades à frente mais uma marcha à ré, embreagem de competição multi-disco e tração integral 4×4.

Advertisement

O sistema de freios é hidráulico, servo assistido, com discos ventilados nas quatro rodas e pastilhas organometálicas. A direção hidráulica, com pinhão e cremalheira, tem na coluna de direção dispositivo redutor de giro (diâmetro mínimo de giro de 11,8 metros).

Personalização

A proposta da Mitsubishi é oferecer a Triton SR aos amantes de rali e off road que poderão adquirir um diretamente da divisão esportiva da marca e, neste momento, customizar a picape de acordo com o gosto e necessidade, a partir de uma grande série de itens opcionais.

Advertisement

A lista é extensa e vai da carroceria em fibra de carbono à instalação de câmera onboard, ar-condicionado, entre outros. Porém, haverá apenas uma opção de cor, o vermelho. Um carro feito para um piloto vencedor ou apenas para um aventureiro.

Advertisement
Advertisement