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Inmetro abre portaria para qualificar autopeças

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Norma garantirá qualidade no mercado repositor, e dará credibilidade para empresas do setor
Texto: Assessoria de Imprensa
Para comprovar a qualidade de autopeças, no ano passado, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) publicou a portaria número 448, que lista, por enquanto, nove famílias de produtos, que são amortecedores da suspensão, bomba elétrica de combustível, terminais de direção, barras de direção, conjuntos de barras axiais, bronzinas, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava retenção, anéis de pistão, lâmpada para veículos automotivos e cintos de segurança.
Conforme Marco Antonio Moreno, da Dinâmica Consultoria em Sistemas de Gestão, a avaliação das empresas é realizada por um OCP (Organismo Certificador de Produto), homologado pelo Inmetro, conforme as seguintes etapas:
· Auditoria do sistema de gestão da qualidade, que é a apresentação de um certificado do SGQ do fornecedor, dentro de sua validade, sendo este emitido por um OCS (Organismo Certificador de Sistema) acreditado pelo Inmetro ou reconhecido pelo IAF (http://www.iaf.nu), segundo as normas ABNT NBR ISO 9001 ou ABNT ISO/TS 16949 e, sendo esta certificação válida para a linha de produção do produto objeto da certificação, pode eximir o fornecedor, sob análise e responsabilidade do OCP.
· Coleta de amostras de todas as famílias e/ou modelo de cada Componente Automotivo após a realização da auditoria inicial. O OCP deve realizar a amostragem e os ensaios previstos no anexo específico de cada Componente Automotivo da portaria 448.
· Avaliação de manutenção após a concessão do Atestado de Conformidade. O OCP deve planejar a realização de ensaios de manutenção e auditoria no SGQ do fornecedor, para constatar se as condições técnico-organizacionais que originaram a concessão inicial do atestado estão sendo mantidas.
“Já os prazos para que as empresas se aliem a essa norma variam de acordo com a posição da empresa na cadeia de fornecimento.”, avalia o consultor. Para a fabricação e importação, as instituições terão dezoito meses após a publicação da portaria; para a comercialização no mercado nacional por fabricantes e importadores, o prazo é de até seis meses, contados do término do prazo estabelecido acima; trinta e seis meses para a comercialização no mercado nacional por toda cadeia, incluindo varejistas, lembrando que a portaria 448 foi publicada em novembro de 2010, e sua consulta definitiva deverá ser publicada nos próximos meses.
De acordo com levantamento recente feito pela Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), a certificação de autopeças representa avanço e uma forma de garantir ao consumidor produtos com qualidade comprovada pelo Inmetro. Desta forma, a exemplo do que aconteceu no mercado de brinquedos, a certificação compulsória [obrigatória] inibirá a falsificação e pirataria de produtos, bem como criará barreiras para a entrada de mercadorias no país que não atendem os mínimos padrões de qualidade exigidos pelo mercado.
Por se tratar de uma portaria recente ainda não existem empresas certificadas, mas, é importante destacar que, antes de se adequar à nova norma, a instituição deve possuir um sistema de gestão da qualidade, que atenda os requisitos das normas ISO 9001 ou ISO TS 16949. “No Brasil, a Decar é a primeira a possuir a ISO 9001 no mercado de reposição, e estamos em busca das certificações de componentes automotivos, o que nos dará maior visibilidade perante nossos clientes, passando confiança com relação à qualidade de nossos produtos.”, diz o gerente de vendas, Luiz Roberto Ghidini.
O consultor Marco Antonio Moreno afirma que a posição da Decar, em possuir a ISO 9001, é avaliada positivamente pelo mercado, como pioneira. “Estamos apresentando a documentação necessária para a aprovação dos produtos que comercializamos que se enquadram na norma. O prazo para estarmos alinhado com a portaria 448 vai até 24 meses.”, afirma Luiz Roberto.
Especializada nas linhas de motor, câmbio, suspensão e freios para veículos leves, a Decar oferece mais de 25.000 itens para veículos nacionais e importados. Para a atualização constante das linhas, a empresa lança anualmente cerca de 2.000 itens. Hoje, a companhia, que tem sede em São Paulo, em espaço de 8.000m2, atua com 120 representantes comerciais em todo Brasil.
Marco Antonio Moreno alerta também que além de oferecer segurança ao consumidor, as empresas que adquirirem o selo de qualificação valorizarão a marca e o produto no mercado, melhorando a imagem da empresa, aumentando a confiança e segurança dos consumidores, bem como o combate à concorrência desleal, e garantia da qualidade do produto.
Para conhecer mais acesse www.decar.com.br.
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