A evolução da tecnologia permite a utilização de telemetria veicular básica para monitorar e ativar funções elétricas dos veículos
Texto: Assessoria de Imprensa
A Delphi participará entre os dias 04 e 06 de outubro do Congresso SAE Brasil, o maior evento de tecnologia da mobilidade do Hemisfério Sul. A empresa irá reforçar seu posicionamento e liderança no fornecimento de sistemas automotivos e levará para o evento tecnologias que promovem a segurança, o respeito ao meio ambiente e a conectividade.
As três megatendências Safe, Green e Connected direcionam o desenvolvimento tecnológico dentro da empresa e estão nos produtos, que vão desde sistemas de arquitetura eletroeletrônica e powertrain até sistemas térmicos e eletrônicos.
Confira abaixo algumas das principais tecnologias da Delphi no Congresso SAE Brasil 2011:
Key Fob – O Key Fob é um sistema de segurança via smart phone desenvolvido pela Delphi. A tecnologia, criada a partir de um estudo avançado, permite controlar e monitorar remotamente diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para smart phone. Através de uma comunicação via bluetooth entre o smart phone e o controle remoto Key Fob, a aplicação permite ao motorista ligar ou desligar o veículo, checar e personalizar diversos itens de segurança e conforto ou localizá-lo em caso de perda ou roubo, dentre muitas outras funções.
Sistema de injeção direta de combustível GDi – O sistema de injeção direta de combustível Delphi proporciona melhor eficiência na combustão, reduzindo as emissões e o consumo de combustível dos motores. O sistema é composto por injetores, galeria e bomba de combustível. A galeria de combustível Multec® GDi em aço inoxidável garante durabilidade superior e resistência à corrosão, com flexibilidade de design, e tecnologia de redução de ruídos de pulsação.
MAPEC® (Multiple Application Electrical Center) – A MAPEC é um conceito de central elétrica que substitui uma série de equipamentos mecânicos por eletrônica embarcada em veículos de entrada, eliminando assim fusíveis, relês e módulos eletrônicos. Além da redução de materiais, a MAPEC traz vantagens como a possibilidade de chaveamento de potência inteligente, escalonamento de funções na mesma plataforma, gerenciamento de carga e otimização de arquitetura. A tecnologia foi desenvolvida no Brasil e permite uma arquitetura a um custo acessível, o que a torna atrativa para mercados emergentes. Em sua nova versão, agora 3.0, a MAPEC permite a utilização de telemetria veicular básica para monitorar e ativar funções elétricas dos veículos.
Crimpless® – Novo conceito de processo para junção de cabos automotivos a terminais metálicos. A tecnologia de solda por resistência em média frequência foi integrada a sistemas convencionais de crimpagem mecânica em um equipamento concebido pelo time de engenharia da Delphi, considerando a família de bitolas ultrafinas para a viabilização do uso de cabos de 0,13mm² e 0,08 mm². O novo conceito apresenta desempenho bastante satisfatório quanto aos aspectos mecânicos e um diferencial tecnológico associado à confiabilidade e robustez do desempenho elétrico das conexões.
Conexões e Terminais para Cabos de Alumínio – Com um completo portfólio de conexões e terminais, a Delphi está preparada para a mais nova tendência em arquiteturas elétroeletrônicas – o uso de cabos de alumínio. Após anos de desenvolvimento junto a importantes clientes, a Delphi registrou patente de seu design exclusivo de conexões para aplicações em cabos de alumínio. Ostentando uma posição de destaque no que diz respeito a processos de crimpagem de terminais no mundo, a Delphi juntou nesta tecnologia conhecimentos específicos de pesquisas e anos de experiência num projeto conjunto entre produto, processo e ferramentas para propiciar aos clientes a melhor solução tecnológica.
Cabos de Alumínio – A tecnologia é uma alternativa mais leve e que utiliza um material mais abundante na natureza, se comparada aos tradicionais chicotes elétricos e cabos feitos com cobre, e não apresenta impacto no desempenho do veículo. O produto pesa 48% menos do que a versão em cobre e possibilita uma redução de até 30% no peso da arquitetura eletroeletrônica total do automóvel. Esta substancial redução de massa resulta em menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
Miniaturização, Conectores Obeya e 0.50 – A Delphi está sempre alinhada com as novas tendências do mercado, provendo aos seus clientes tecnologias de ponta em sistemas de conexões e suprindo as necessidades para otimização de performance, custo e massa das arquiteturas elétricas. As novas famílias 0.50mm e Obeya são sistemas de conexões miniaturizados que, apesar do tamanho reduzido, apresentam desempenho compatível aos atuais no mercado e ainda possibilitam o uso de cabos cada vez mais finos (0,13mm2 e 0,08mm2) em aplicações seladas e não seladas.
Sistema MultiFuel® de partida a frio, redução de emissões – A tecnologia, que elimina o “tanquinho”, baseia-se no aquecimento do combustível durante a partida e conta com diversas lógicas que ajudam a controlar o início de funcionamento do motor. Desta forma, a combustão ocorre de maneira mais completa, resultando em um funcionamento mais eficiente, além de minimizar as emissões, podendo chegar a até 30% de redução em alguns casos. A tecnologia Delphi pode ser usada em carros ou motos e possibilita a partida com etanol, mesmo em temperaturas de até cinco graus negativos.
Tecnologia Ultra Leve para rádios e módulos eletrônicos em geral (Composite Case) – A tecnologia Ultra Leve Delphi consiste na substituição das partes metálicas do chassi do rádio por composto plástico, trazendo uma redução de massa de até 30%. Essa substituição de materiais proporciona melhor controle de imunidade e irradiação eletromagnética de rádios ou módulos eletrônicos em geral. A tecnologia também melhora a integridade estrutural, diminuindo os ruídos indesejáveis e melhorando o desempenho dos CD/DVD players. Além disso, a tecnologia elimina a fixação por parafusos e arruelas, melhora o controle para trocas de calor e otimiza o processo de manufatura.
Sistemas Completos de Ar-Condicionado e Arrefecimento de Motor Delphi – A Delphi possui um dos maiores portfólios de produtos e tecnologias em sistemas de ar-condicionado e arrefecimento de motor, que incluem caixa evaporadora, evaporadores, condensadores, compressores, aquecedores, Charge-Air-Cooler (CAC) e radiadores. Os produtos cobrem desde as necessidades de clientes para veículos pequenos a grandes caminhões e tratores. Alguns destaques no Congresso SAE 2011 serão o Compressor Variável CVC de controle pneumático ou eletrônico, que traz uma economia de combustível que pode chegar a 11% quando comparado a compressores fixos – a Delphi é a única a produzir o equipamento na América do Sul – e os Radiadores AXR (espessura 16 a 48mm), que seguem o princípio do aumento na densidade de tubos na área da peça, aumentando o desempenho, além de reduzir tamanho e massa.
Injetor CR Diesel, Multec® 3 – O Injetor Diesel da Delphi é um projeto único baseado na tecnologia de servo válvula. As dimensões reduzidas desta válvula permitem a sua instalação e a de seu comando bem próximas à agulha do bico injetor, resultando em uma resposta mais rápida e precisa. O desempenho da tecnologia usada assegura atuação do solenóide com durabilidade comprovada. Além disso, o solenóide do injetor compacto exige menos energia do que qualquer outro similar e é operado em 12V, permitindo um projeto eletrônico mais simples, com maior confiabilidade e custo competitivo.
Congresso SAE Brasil 2011
O 20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade será realizado no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme.
