FPT
Connect with us

Outros

Alpha Notícias: Exposição tecnológica marca presença da Bosch no Congresso SAE

Published

on


ABS para motos e ESP geração 9 conferem mais segurança
Texto: Assessoria de Imprensa
As tecnologias automotivas voltadas para proporcionar mais segurança, conforto e redução de consumo e emissões são os destaques da Bosch no 20º. Congresso SAE Brasil, que este ano focará o tema “Inovação, Meio Ambiente e Eficiência: o papel da engenharia brasileira da mobilidade”.
Os visitantes do Congresso poderão conferir no estande da Bosch os sistemas de segurança de última geração como o ABS 9 (Sistema Antibloqueio de Frenagem), na versão desenvolvida especialmente para uso em motocicletas. Out ro destaque é a última geração do Programa Eletrônico de Estabilidade, o ESP® 9, que em conjunto com outros sensores, como Radar e Vídeo, oferecem novos sistemas de segurança e assistência ao motorista.
Além disso, os sistemas bicombustíveis para motores Diesel, como os conceitos GNV+Diesel e Etanol+Diesel, e as soluções para a redução de consumo e emissões para veículos de passeio, como o sistema Start Stop e o Common Rail, também marcam presença no estande da empresa.
Entre as tecnologias com foco no conforto estão o sistema Flex Start®, que elimina o reservatório da gasolina em veículos Flex Fuel e proporciona partidas mais rápidas em dias frios; e os Steering Motors, atuadores desenvolvidos para utilização em sistemas de direção elétrica dos veículos, que ajudam a tornar o ato de dirigir mais agradável e seguro.
Segurança
ABS 9 para Motos: cerca de 60% mais leve, este sistema tem a metade do tamanho da primeira versão, criada na década d e 90. O tamanho e o custo reduzido devem permitir que, no futuro, o ABS possa ser instalado também em motos de pequena cilindrada.
ESP e ABS geração 9 – Com a geração 9, a Bosch passa a oferecer o menor e mais leve ABS e ESP® do mundo. Comparado com a geração anterior, o ABS pesa apenas 1.1 kg, uma redução de aproximadamente 15% e o ESP® apenas 1.6 kg, uma redução de aproximadamente 30%. Ambas as tecnologias passam a ser produzidas no Brasil a partir do segundo semestre de 2012. O ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade – representa o que há de mais moderno em tecnologia de segurança ativa.
Airbag – é um item de segurança passiva e que será obrigatório, assim como o ABS – em todos os veículos de passeio no Brasil, a partir de 2014. A Bosch fornece a unidade eletrônica e os sensores de controle do airbag, responsável pelo acionamento do sistema. Para a SAE, a empresa traz o Airbag Light, uma versão menor e mais econômica desenvolvida e produzida pela Bosc h na China para atender a demanda dos mercados emergentes.
Driver Assistance – com o objetivo de oferecer novas tecnologias de segurança e assistência ao motorista, a Bosch apresenta na SAE seus sistemas de Radares e Vídeo, que são capazes de desempenhar múltiplas funções. O Radar de Média Distância (MRR) e o Radar de Longa Distância (LRR) trazem funções inovadoras como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC). Já a Câmera de Múltiplas Funções (MPC) conta com tecnologia de vídeo de última geração, que é capaz de reconhecer as faixas de rolagem na pista e alertar o motorista quando o veículo muda de faixa de forma não intencional, por exemplo.
Limpo e Econômico
Start/Stop – esse sistema permite que o motor desligue automaticamente quando o carro está parado, com o câmbio em ponto morto, ereliga o motor assim que reconhece o desejo do motorista, por meio do acionamento da embreagem. Testes realizados pela Bosch, no centro da cidade de São Paulo, mostram que o Start/Stop além de oferecer conforto, pode reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2. Um simulador está à disposição dos visitantes que desejarem conhecer essa tecnologia no estande da Bosch.
Módulo Pedal Acelerador – com a nacionalização deste produto, a Bosch passa a oferecer o módulo de pedal do acelerador robusto e de alta durabilidade para motores a gasolina e também a diesel.
Bobinas de Ignição – também com produção local a partir deste ano, a bobina plástica 1×1 gera alta tensão para todas as velas de ignição. As bobinas de ignição da Bosch são de fácil adaptação em diferentes tipos de motores.
GNV+Diesel – esse sistema permite que motores Diesel operem também com Gás Natural Veicular (GNV) ou biometano. Essa tecnologia proporciona uma taxa média de 85% de substituição do diesel pelo gás natural, mantendo a mesma potência e o mesmo nível de consumo de combustível do motor Diesel. Há grande vantagem econômica e am biental, uma vez que o GNV é geralmente mais barato que o diesel e a emissão de particulados pode ser reduzida em até 80% e a de CO2 em até 20%.
Etanol+Diesel – trata-se de um sistema destinado à aplicação em motores Diesel com injeção eletrônica. Ele permite que veículos comerciais, tratores, colheitadeiras e máquinas usadas na construção civil, operem apenas com diesel ou com a mistura diesel-etanol. Outro benefício está na redução do uso de combustíveis fósseis, já que o etanol é 100% renovável.
Common Rail – a Bosch apresenta as gerações mais modernas da tecnologia Common Rail para uso em sistemas de injeção diesel em carros de passeio. São sistemas que garantem economia de combustível e menor nível de emissões de poluentes.
Denoxtronic 2.2 – é um sistema dosador que funciona aliado ao catalisador SCR (Redutor Catalítico Seletivo) para tratamento dos gases de escape. Esta tecnologia permite a redução das emissões de NOx – Óxido de Nitrogênio em até 85% e em até 40% o nível de materiais particulados. Outro benefício é a redução de cerca de 5% do consumo de combustível.
Bombas auxiliares PAD – são componentes complementares para um gerenciamento térmico mais abrangente e eficaz. As bombas auxiliares permitem melhoria na eficiência do arrefecimento do motor e o aquecimento da cabine, mesmo com o veículo desligado garantindo o conforto dos ocupantes em qualquer situação.
Conforto
Flex Start – sistema de partida a frio que dispensa o uso do tanquinho de gasolina em veículos Flex Fuel. O primeiro modelo equipado com essa tecnologia é o Polo E-Flex, lançado pela Volkswagen em 2009. Com o Flex Start, o motorista não tem mais que se preocupar em abastecer o tanquinho de gasolina e ainda conta com uma melhor resposta do motor à aceleração. A aplicação desse sistema também traz benefícios ambientais, podendo reduzir em até 40% a emissão de poluentes causada pelo funcionamento do veículo.
St eering Motors – motores especialmente desenvolvidos para sistemas de direção elétrica, que proporcionam mais conforto na dirigibilidade do veículo. Isso é possível graças ao Steering Motor, que é controlado eletronicamente e auxilia na movimentação do volante, sempre que necessário. Além do conforto, este sistema proporciona menor consumo de combustível e redução de emissões. Além disso, o sistema Steering Motor melhora as condições de segurança, já que possibilita a integração com outros sistemas eletronicamente controlados como, por exemplo, o ABS, ESP e Park Assistance.
Sistemas limpadores de para-brisa – com o objetivo de oferecer soluções integradas e que ocupem cada vez menos espaço no veículo, a Bosch traz para o Congresso SAE sua mais nova família de sistemas limpadores de para-brisa WDA – motores de acionamento direto. Esse novo conceito permite que o braço e a palheta sejam montados diretamente sobre o eixo do motor, eliminando a necessidade de transmissõ es por manivelas e hastes.
Advertisement